A relação dos trabalhos técnicos, científicos e populares,que serão apresentados na 4ª edição do Simpósio de Pesquisas e Experiências emAgricultura Familiar, com o tema: Agricultura Familiar da Bahia: Meio AmbienteVivo e Alimentação Saudável. O evento, que acontecerá no dia 10 de dezembro de2020, integra a programação da 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar eEconomia Solidária, maior feira da agricultura familiar do país, que serárealizada, 100% on-line e gratuita, no período de 05 a 13 de dezembro.
A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR),por meio da Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica(Cepex), em parceria com a Rede Baiana de Pesquisa, Ensino e Extensão emAgricultura Familiar e Desenvolvimento Rural.
Serão apresentados trabalhos de pesquisadores, professores eestudantes, de nível médio/técnico e superior, extensionistas de entidadesprestadoras de assistência técnica e extensão rural (Ater), agricultores eagricultoras familiares experimentadores, povos e comunidades tradicionais erepresentantes de organizações sociais.
“Teremos a apresentação de 40 trabalhos, divididos emrelatos de experiência técnica, trabalhos científicos e relatos de experiênciapopular. Nosso objetivo em realizar o simpósio é dar espaço para todos os tiposde conhecimento, desde os experimentais aos mais sofisticados, que sãodesenvolvidos na academia. O simpósio irá trabalhar temas que valorizam osprodutos da sociobiodiversidade e o papel que a agricultura familiar hoje temna conservação do meio ambiente e, principalmente, na produção de alimentossaudáveis. Esse é o grande diferencial da agricultura familiar, que nósqueremos demonstrar neste simpósio”, destaca o coordenador da Cepex, JoséTosato.
Tosato ressaltou ainda que é importante valorizar asuniversidades e institutos de ensino e todos os trabalhos. Entre eles, estarãosendo apresentados: Agricultura Familiar e consumo responsável: iniciativas deenfrentamento da pandemia; Uma proposta de desenvolvimento socioambiental paraa agricultura familiar do Sul da Bahia; Feira agroecológica e solidária daEFAMI: estratégia para o fortalecimento da educação camponesa e agroecologia edesenvolvimento rural sustentável: alternativas por meio do cultivo de umbugigante; entre outros.
Os objetivos do simpósio são: identificar, estimular edisseminar pesquisas e experiências técnico-científicas e populares emagricultura familiar desenvolvidas no estado da Bahia; reconhecer e divulgarpesquisas e experiências técnico-científicas e populares em agriculturafamiliar desenvolvidas no estado da Bahia; Destacar trabalhos e experiênciasque contribuam com a temática da conservação ambiental e alimentação saudável.
Os trabalhos abordaram os seguintes temas: Padrões deproduções e consumo sustentáveis pela agricultura familiar; Políticas e açõespara a sustentabilidade da agricultura familiar; Soluções criativas eagricultura familiar; e Clima, territorialidade e alimentos saudáveis.
Caruaru - PE Secretaria da Fazenda de Caruaru orienta contribuintes sobre mudança do prazo do Simples Nacional para setembro de 2026
Caruaru - PE Trecho da Avenida Caruaru será interditado para a realização de obra da Compesa
Caruaru - PE Memorial Ferroviário de Caruaru terá horário estendido durante Festival Pernambuco Meu País
Caruaru - PE Prefeitura na Porta retorna aos bairros de Caruaru com mutirão de zeladoria no José Carlos de Oliveira
Caruaru - PE Secretaria da Mulher e Ministério Público firmam parceria para prevenção e proteção às mulheres
Caruaru - PE Prefeitura de Caruaru inicia na Ceaca monitoramento de resíduos de agrotóxicos Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 35°
Tempo nublado