Bahia Secretaria

Secretaria da Educação do Estado da Bahia solicita ao MEC adiamento das provas do ENEM

Secretaria da Educação do Estado da Bahia solicita ao MEC adiamento das provas do ENEM

29/12/2020 09h36 Atualizada há 6 anos atrás
Por:
Secretaria da Educação do Estado da Bahia solicita ao MEC adiamento das provas do ENEM


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) encaminhouofício ao Ministério da Educação (MEC) solicitando o adiamento das provas doExame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para o mês de maio de 2021. As provas, naversão impressa, estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, naversão digital, para 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Esta é a segunda vez que aSEC envia ofício ao MEC e também ao Instituto Nacional de Estudos e PesquisasEducacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão responsável pela execução do ENEM, requerendoa prorrogação da aplicação do exame.

No ofício atual, o secretário da Educação do Estado,Jerônimo Rodrigues, aponta o aumento expressivo das taxas de contaminação pelonovo Coronavírus, que teve crescimento recente acentuado em todo territóriobrasileiro. “Entendemos que não é razoável expor milhões de estudantes ao riscode aglomeração e contaminação quando o adiamento das provas – não falamos emcancelamento – terá impactos financeiros e logísticos administráveis eplenamente justificáveis face ao valor incalculável de tantas vidas”, afirmou osecretário.

Jerônimo lembrou também que o quadro de desigualdadeeconômica, ainda mais evidenciado pelo contexto de suspensão das aulas, colocaem situação de desvantagem os estudantes com menor acesso aos bens de consumo ede cultura e que precisam de mais tempo para a preparação. “Reiteramos todos osargumentos que apresentamos anteriormente ao INEP e ao MEC, notadamente, oincentivo que o ENEM representa para os estudantes concluintes da escola públicaque sonham ingressar no Ensino Superior. Esta geração já vem sofrendo asconsequências, no curto prazo, dessa tragédia mundial e não podemos, comogestores de políticas educacionais, comprometer também suas perspectivas demédio e longo prazos”, acrescentou.

Só na rede estadualde ensino,  neste ano, 67 mil estudantesse inscreveram para fazer o ENEM.

Foto: Ilustrativa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários