A coleta de 400 famílias de marisqueiras e pescadores daCooperativa dos Pescadores e Marisqueiros de Vera Cruz (Repescar), da Ilha deItaparica, passou a ter venda garantida. A agroindústria de pescado passou poradequação e melhorias em sua infraestrutura, com o investimento de R$2,2milhões, realizado pelo Governo do Estado, via projeto Bahia Produtiva, naqualificação do processo de produção e da gestão.
As famílias beneficiadas com o trabalho da Repescar estãodistribuídas em 30 comunidades, localizadas em nove municípios da Baía deTodos-os-Santos, no município de Candeias, Itaparica, Madre de Deus,Maragogipe, Salinas da Margarida, Salvador, São Francisco do Conde, Saubara eVera Cruz.
A Repescar trabalha com mariscos catados, como caranguejo,siri, chumbinho, aratu e ostra, polpa de peixe, e petiscos artesanais, comocoxinha de bacalhau e de peguari e bolinho de siri e camarão do mar dasparadisíacas águas da Baía de Todos-os-Santos. Os produtos possuem o Selo deInspeção Estadual (SIE) e, com os avanços obtidos, os produtos hoje estão sendocomercializados pelo aplicativo.
São produzidas cerca de três toneladas por mês de pescados emariscos e a cooperativa atende a demandas de clientes individuais, dezrestaurantes da alta gastronomia de Salvador e ao Programa Nacional deAlimentação Escolar (Pnae). Para este ano de 2021, fechou parceria com astartup Fishtag, uma plataforma que funciona como uma ‘curadoria’ de peixes,para fornecer seus produtos para restaurantes de São Paulo.
Requalificação
Os recursos do Projeto Bahia Produtiva foram destinados parareforma e ampliação da unidade de beneficiamento de pescados, embarcações eveículos para transporte da produção, armazenamento e logística.
O presidente da Repescar, José Carlos Bezerra Júnior,explica que as mudanças foram na readequação da estrutura física da unidadepara a legislação sanitária vigente: “Um ganho porque antes não tínhamosestruturas como muro, a pavimentação externa não existia, era grama.Redimensionamos as áreas internas e temos uma área nova criada para depuraçãode moluscos vivos, podendo ofertar ao mercado produtos vivos, trazendo umretorno maior para todos os cooperados”.
A cooperativa passou a contar também com dois locais paratratamentos de resíduos orgânicos, uma área para tratar as conchas, local paratratamento de água, além da aquisição de um gerador. Os cooperados receberamequipamentos de proteção para cada tipo de atividade, equipamentos paraprodução e para cultivo e estrutura necessária para o fornecimento logístico eagora cada família faz com que seu produto chegue à cooperativa sem precisar dedeslocar.
A marisqueira Nelci Batista do Nascimento, do projeto Conchasdo Paraguaçu, do município de Maragogipe, garante: “Com os equipamentosindividuais e coletivos de proteção e de manejo, temos mais segurança para otrabalho do dia a dia”.
O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia deDesenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretariade Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.
Foto: André Fofano.
Caruaru - PE Secretaria da Fazenda de Caruaru orienta contribuintes sobre mudança do prazo do Simples Nacional para setembro de 2026
Caruaru - PE Trecho da Avenida Caruaru será interditado para a realização de obra da Compesa
Caruaru - PE Memorial Ferroviário de Caruaru terá horário estendido durante Festival Pernambuco Meu País
Caruaru - PE Prefeitura na Porta retorna aos bairros de Caruaru com mutirão de zeladoria no José Carlos de Oliveira
Caruaru - PE Secretaria da Mulher e Ministério Público firmam parceria para prevenção e proteção às mulheres
Caruaru - PE Prefeitura de Caruaru inicia na Ceaca monitoramento de resíduos de agrotóxicos Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 35°
Tempo nublado