Nesta Páscoa, além do já tradicional e delicioso chocolate,vem ganhando cada vez mais o gosto de baianos e de brasileiros de outrosestados, como São Paulo, o nosso licuri, também conhecido como o coquinho doSertão. O licuri, produzido pela Cooperativa de Produção da Região do Piemonteda Diamantina (Coopes), com sede em Capim Grosso, marca presença e faz adiferença na produção de ovos de Páscoa como o Triplo Coco, da MestiçoChocolates, que foi classificado em 1º lugar no ranking de avaliação de 25 ovosde Páscoa, entre os crocantes, pelo caderno ‘Paladar’, do jornal Estado de Sãode Paulo.
O Triplo Coco, da Mestiço Chocolates, uma empresa paulista,liderada por Rogério Kamei, baiano natural de Itabuna, é produzido comchocolate do município de Itacaré e o licuri da Coopes, caramelizado com açúcarorgânico. O produto contém ainda leite de coco 100% puro e azeite de babaçu. OTriplo Coco teve estoque limitado e já foi totalmente vendido. A empresa estudaa possibilidade de transformar a receita em algo permanente, na produção debarras ou bombons.
“Foi inesperado e muito gratificante, pelo nosso trabalho. Equando falo nosso trabalho, falo do trabalho de toda a cadeia, por conseguirmostrar aos brasileiros que temos criatividade e qualidade para competir, semperder em nada para qualquer outro do mundo. Só precisamos explorar mais osnossos próprios ingredientes. Agradeço e parabenizo o trabalho da Coopes.Ficamos felizes em ter esta opção de insumo, e por reforçar o trabalho deles. Oproduto da cooperativa é muito bom”, destacou Rogério Kamei.
O licuri também é um dos destaques na produção de ovos dePáscoa da Flor de Licuri, do município de Feira de Santana. Aempreendedora Roselice da Silva, responsável pela produção, conta que o OvosTrufados de Brigadeiro de Licuri e Prestígio de Licuri são resultado deparceria com a Coopes e com a Cooperativa da Agricultura Familiar e EconomiaSolidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), de Ibicaraí, quefornece o chocolate Bahia Cacau: “Nessa vibe, estamos juntando ingredientes eagregando, nesses sabores tão diversos, um pouco dos saberes que cada pontodessa rede possui, para possibilitar a valorização das riquezas que da nossaterra, Bahia", ressalta Roselice.
A Flor de Licuri está produzindo também os Ovos Trufados deCapuccino da Tia Rege e o Casadinho de Capuccino, em parceria com a Cooperativados Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac). Os ovos de Páscoaestão disponíveis para a comercialização no site Escoa Brasil, daStartup Escoaf, que realiza entregas em Salvador e Lauro de Freitas.
O licuri também incrementa a produção de ovos de Páscoaartesanais da Natucoa, produzidos pela Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), de Ilhéus. Osovos estão disponíveis em embalagens de 320 a 330g, trufados. Além do licuri,são produzidos ovos com geleia de mel de cacau e com caramelo salgado, e ovoscom 70% cacau especial, com bombons. Os produtos Natucoa podem ser adquiridos nas lojas parceiras, naloja de fábrica, na sede da cooperativa, na rodovia Ilhéus-Itabuna, e por meiodas redes sociais da cooperativa (@natucoa_chocolate). Outra opção é a compravirtual, pelo site Coophub (@bahiacoophub), com entrega em Salvadore Região Metropolitana.
De acordo com Renata Silva, que atua na gestão da Coopes, éde grande relevância o licuri estar presente nessas épocas comemorativas, sendouma oportunidade de mercado para a cooperativa, consolidação e reconhecimentonacional do sistema produtivo do licuri, além de possivelmente despertar ointeresse em outras empresas: “Isso mostra o seu valor e a sua versatilidade,em diversos aspectos. Seja no uso cosmético, medicinal ou alimentício, o licuriestá presente, com seu toque exótico e diferenciando, inovando qualquerreceita".
Investimento do Estado em sistemas produtivos
A Coopes é uma das cooperativas apoiadas pelo Governo doEstado, via Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de SecretariaEstadual de Desenvolvimento Rural (SDR), com recursos da ordem de R$3,9milhões, aplicados em infraestrutura para armazenamento e equipamentos,implantação de uma unidade de beneficiamento, logística e assistência técnica eextensão rural (Ater), entre outras ações. Também recebem investimentos ascooperativas da agricultura familiar Coopfesba, Coopessba e Cooperbac, quealcançam a cada dia melhorias nos processos de gestão, no desenvolvimento denovos produtos, e no acesso a mercado, entre outros resultados.
Eleições Rui diz que Bahia não pode perder oportunidade de seguir de mãos dadas com Lula
Bahia Jerônimo é aprovado por 57% dos baianos, diz Quaest
Bahia Jerônimo dispara e deixa rivais na poeira
Bahia Jerônimo turbina plano “Bahia pela paz”
Eleições Jerônimo bate 51% e cala oposição
Debates Neto se enrola e Jerônimo mostra obras Mín. 24° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 35°
Tempo limpoMín. 17° Máx. 35°
Tempo limpo