Geral Cooperativa

Cooperativa da agricutlura familiar aposta em segmentação de público para se estabelecer no mercado de café

Cooperativa da agricutlura familiar aposta em segmentação de público para se estabelecer no mercado de café

18/05/2021 01h00
Por:
Cooperativa da agricutlura familiar aposta em segmentação de público para se estabelecer no mercado de café


A produção de café do Sudoeste Baiano vem ganhando espaço nocompetitivo mercado de café e se destacando como um dos maiores produtores decafé da Bahia e entre os melhores do Brasil. Isso é resultado do trabalho deorganizações produtivas da agricultura familiar, especialmente da CooperativaMista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac).

Atualmente, a cooperativa, que possui 335 cooperados, produze comercializa quatro marcas de café, com produtos segmentados para mercadosdiversificados, gerando emprego e renda para mais de nove mil pessoas, direta eindiretamente, fortalecendo a economia local, sendo a principal fonte econômicado município de Barra do Choça.

A cooperativa produz o Café Tia Rege, que passa por rigorosocontrole de curva de torra, da temperatura e do tempo de processamento. É umcafé destinado a consumidores que, apesar de exigirem qualidade de aroma esabor, buscam preços mais acessíveis para o produto. Outra marca é o CaféCooperbac, que possui características similares, mas é recomendado para umconsumidor que anseia por um sabor mais diferenciado.

São produzidos ainda o Café Gourmet Cooperbac, com grãosselecionados e processo apurado de torra, apresenta notas achocolatadas, para oconsumidor que busca novas experiências sensoriais, e o Café Frutos da Terra,que resulta da mistura entre os cafés do tipo Arábica e tipo Conilon, quetambém atende a preferências do mercado em termos de cor, aroma e textura,aliados a preços ainda mais baixos e competitivos.

A presidente da Cooperbac, Joara Oliveira, explica por que acooperativa optou por estar presente no mercado com outras variedades de café:“Quando a gente vai adquirindo conhecimento acerca da comercialização, com a ajudade profissionais da área, a gente começa a enxergar as necessidades dosclientes. Observamos clientes que gostam de um café especial, outros queapreciam o orgânico, e outros que preferem o tradicional. São diferentes tiposde clientes, então voltamos o nosso olhar para cada um deles”.

 

Diferenciais dos cafés Cooperbac

Toda produção da Cooperbac é 100% pura, sem qualquerresquício de palha ou impurezas. O cuidado e os critérios de sustentabilidadeestão presentes em todos os processos de produção. Desde a seleção dos grãos, oaproveitamento das cascas para a produção de adubo e até da fumaça dastorrefadoras, utilizadas no retorno do processo na forma de calor, tudo éminimamente controlado. Outro diferencial é o Selo de Identificação de Produtosda Agricultura Familiar (SIPAF).

Leonardo Tavares, proprietário da Biscoitaria João e Maria,no município de Lauro de Freitas, é consumidor e revendedor assíduo do CaféCooperbac: “É um produto de boa qualidade e de custo baixo. Quem gosta de umbom café não abre mão de experimentar. Além de 100% Arábica, os grãos são detamanhos iguais e bem torrados, agradando aos paladares mais exigentes”.

 

Investimentos na Cooperbac

O Governo do Estado está destinando recursos da ordem de R$4,4 milhões para a Cooperbac, por meio do projeto Bahia Produtiva, da Companhiade Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria Estadual deDesenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

Os recursos estão sendo aplicados em ações de assistênciatécnica e extensão rural (Ater), na qualificação da agroindústria, de maneira ase ter uma infraestrutura mais adequada para a melhoria da produtividade e daqualidade do grão. Os investimentos foram aplicados também na readequação deembalagens, em estratégias de comercialização e distribuição dos produtos.

A cooperativa também passou a contar com o Laboratório deClassificação Sensorial de Café, gerenciado por jovens, filhos de cooperados,capacitados para fazerem a certificação e emissão de laudos técnicos, quehabilitam o produto da Cooperbac para a comercialização junto com grandesmarcas nacionais de café. A previsão é que, partir deste ano de 2021, cerca de20 toneladas de café, inicialmente, sejam comercializadas para o mercadochinês.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários