A confiança do empresariado na economia do estado tambémapresenta melhora
“Nós temos observado um movimento de evolução que se repeteem vários segmentos da economia. O resultado do PIB do segundo trimestre, quesaiu no início do mês, já sinalizava o movimento positivo da economia, foiassim também com o resultado do varejo da semana passada e, hoje, os números doPIB do Agronegócio e o ICEB, com ambos registrando considerável evolução, nosconfirmam que temos motivo para comemorar. Mas a reorganização da economiabaiana requer muitos esforços e temos trabalhado arduamente para isto”, avaliao vice-governador João Leão, secretário do Planejamento.
De acordo com a Superintendência de Estudos Econômicos eSociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Seplan, em valores monetários, oagronegócio baiano totalizou R$ 33,8 bilhões. No segundo trimestre, todos ossubsegmentos do segmento registraram expansão com destaque para a agroindústriae a própria produção agrícola. Entre as culturas que mais contribuíram para obom desempenho do agronegócio baiano, destacam-se: a produção física de sojacom crescimento de 12,6%; banana com crescimento de 3,4%; uva (15,3%) e batata(93,5%). Por outro lado, as culturas de milho, feijão, algodão, mandioca etomate têm registrado queda na produção física.
O secretário de Agricultura, João Carlos Oliveira, atribui ocrescimento do agronegócio ao trabalho desenvolvido pelo governo estadual juntoao segmento. “Os números do agronegócio baiano vêm crescendo já há algum tempo.Temos batido recordes em várias cadeias produtivas e essas performancesresultam nos bons números percebidos nos seguidos levantamentos do setor. Os8,5% de acréscimo ao PIB do Agro, noticiados agora pela SEI, só confirmam essecrescimento consistente que é resultado do trabalho sério do Governo do Estadoe da SEAGRI junto a todas as cadeias produtivas. E esse trabalho vai continuara render frutos, referendando a força da agropecuária baiana, criando empregose renda, fixando as famílias no campo com qualidade de vida e, por tudo,contribuindo para que a Bahia se agigante cada vez mais”.
Já o resultado do ICEB, indicador mensurado numa escala de-1.000 a 1.000 pontos, representou uma melhora de 60 pontos quanto aoaveriguado em julho. Trata-se do quinto avanço mensal, fortalecendo, assim, atrilha de recuperação da confiança empresarial. Em relação ao registrado um anoantes, significou uma variação de 260 pontos a mais. Integrante do corpotécnico da SEI, Luiz Lobo, destaca a recuperação da confiança por parte doempresariado baiano. “Ao se somar às altas ocorridas nos meses anteriores, oaumento mensal de agora reforçou a trajetória de recuperação da confiança,ampliando as chances de repercutir algum nível de otimismo em breve”, explica.
Foto: Ascom/Seplan.
Eleições Rui diz que Bahia não pode perder oportunidade de seguir de mãos dadas com Lula
Bahia Jerônimo é aprovado por 57% dos baianos, diz Quaest
Bahia Jerônimo dispara e deixa rivais na poeira
Bahia Jerônimo turbina plano “Bahia pela paz”
Eleições Jerônimo bate 51% e cala oposição
Debates Neto se enrola e Jerônimo mostra obras Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 35°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 36°
Tempo limpo