Fazer a melhor gestão possível e garantir água de boaqualidade para as comunidades rurais do estado da Bahia. Esse tem sido odesafio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculaà Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com o monitoramento de 295sistemas do Programa Água Doce (PAD), instalados em 55 municípios baianos. Ainiciativa assegura água potável para mais de 60 mil famílias do Semiárido.
O Programa Água Doce é coordenado na Bahia pela Secretariade Meio Ambiente (SEMA), e executado em parceria com a Companhia de EngenhariaHídrica e de Saneamento da Bahia (CERB) e tem a atuação da CAR desde 2018,quando a Companhia foi contratada para fazer a manutenção dos sistemas dedessalinização de água implantados pelo programa.
“A CAR desenvolve ações que propiciam o tratamento da águade poços salinos, transformando, após a dessalinização, em uma água dequalidade. São pequenos reparos, consertos, troca de bomba, orientação,capacitação técnica, tudo para que possamos deixar o sistema vivo efuncionando”, explica o coordenador técnico do PAD pela CAR, Abimael Passos.
A dessalinização
O processo de dessalinização dos poços artesianos acontecepor meio da osmose reversa, que é quando a água chega com um alto teor de sal evai passando por membranas que filtram a maior quantidade de vírus, bactérias ereduzem a quantidade de sal, tornando a água totalmente potável e com níveis desais adequados para consumo.
Seu Delfino Maia de Matos, da comunidade Mandassaia 2, emRiachão do Jacuípe, conta como o sistema mudou a vida da população local: ”Éuma água muito importante para nossa comunidade. Depois que nós recebemos esseprojeto, até a vida das nossas crianças melhorou sobre o problema de verme quea gente tinha aqui porque é uma água muito boa. Eu mesmo não troco pela águamineral”.
As visitas
Para fortalecer o processo de gestão, que é feito de formacompartilhada com a comunidade, a CAR contratou três equipes especializadas,compostas por técnicos de dessalinização, para verificação dos equipamentos, eassistentes sociais, que auxiliam na gestão junto ao Grupo Gestor de cadalocalidade.
“O nosso trabalho consiste em realizar uma visita a cadatrimestre nas comunidades, quando nós orientamos no sentido da organizaçãosocial, mediando conflitos, e no sentido do consumo da água dessalinizada e alimpeza dos reservatórios, garantindo a sustentabilidade do sistema através dasorientações”, comenta a assistente social da CAR no projeto, Raíra Ribeiro.
Roquelina Araújo, da Associação das Mulheres Pintando aEsperança de Bonsucesso, fala sobre o valor dessas visitas para o Grupo Gestor:“Um dos grandes suportes para nós são as visitas do pessoal da CAR. As meninasajudam bastante, não só na questão técnica, mas também na questão de cuidar eorganizar. É um suporte muito bom”.
Investimentos
Segundo a coordenadora do PAD na Bahia, Luciana Santa Rita,já foram investidos mais de R$ 65 milhões no programa: “É uma tecnologiainteressantíssima já adotada em vários lugares do mundo. A expectativa agora doplano estadual para os próximos 10 anos é aumentar para mais 400 equipamentos equalificá-los com tecnologias aplicadas como o uso de energia solar e autilização em sistemas produtivos”.
O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, expõe os planospara que esses sistemas, além de levar água pura para a população, possam gerarrenda com a criação de pequenas usinas de beneficiamento de águadessalinizada.
“Nós agora vamos conhecer a experiência do Ceará, que fazaproveitamento da água que foi dessalinizada para comercialização nosmunicípios. Queremos implantar essas usinas que vão, localmente, engarrafaressas águas sejam em vasilhames de 20 litros, garrafinhas ou até copos para queas associações que fazem a gestão dos empreendimentos de água doce possamcomercializar esses produtos nos municípios. Será uma nova fonte de renda importantepara essas organizações”, finalizou.
Caruaru - PE Prefeitura na Porta retorna aos bairros de Caruaru com mutirão de zeladoria no José Carlos de Oliveira
Caruaru - PE Secretaria da Mulher e Ministério Público firmam parceria para prevenção e proteção às mulheres
Caruaru - PE Prefeitura de Caruaru inicia na Ceaca monitoramento de resíduos de agrotóxicos
Brasil Lula reafirma compromisso com Justiça e transparência em entrevista ao Jornal Nacional
Caruaru - PE Prefeitura de Caruaru capacita 60 profissionais da segurança para atendimento em emergências e salvamento de vidas
Caruaru - PE Prefeitura de Caruaru oferta oficina de técnicas de corte e escovação de cabelos e amplia oportunidades de qualificação profissional Mín. 23° Máx. 35°
Mín. 20° Máx. 34°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 35°
Tempo limpo