Geral Pesquisa

Pesquisa avaliará avanços viabilizados pelo Governo do Estado junto a organizações econômicas

Pesquisa avaliará avanços viabilizados pelo Governo do Estado junto a organizações econômicas

22/09/2021 09h13 Atualizada há 5 anos atrás
Por:
Pesquisa avaliará avanços viabilizados pelo Governo do Estado junto a organizações econômicas



A evolução do trabalho realizado pelo Governo do Estadojunto a organizações econômicas será aferida, por meio de pesquisa, nos cincoterritórios de identidade que compõem a área de atuação do projetoPró-Semiárido. Dentre outros aspectos, serão avaliados o nível de organizaçãodesses coletivos, o impacto na renda dos(as) agricultores(as) com acomercialização de produtos da agricultura familiar, a participação dasmulheres e jovens, o acesso a políticas públicas, as principais dificuldades eos resultados alcançados. Os questionários serão aplicados junto a 77organizações econômicas, de forma virtual.

A partir dos resultados da pesquisa, serão estabelecidasestratégias para assegurar a sustentabilidade das ações após a conclusão doprojeto. “Esse trabalho é fundamental para entendermos como de fato oPro-Semiárido tem contribuído com geração de renda, organização produtiva e,consequentemente, melhoria das condições de vida da população beneficiária, apartir dos grupos produtivos, em sua maioria liderados por mulheres. Do pontode vista da área de Monitoria e Avaliação, é uma oportunidade de evidenciaresses resultados, a partir de ferramentas simples e que possibilitam ao projetoum olhar analítico e estratégico para uma focalização de suas ações nesta retade consolidação das ações”, explica Carla Ferreira, técnica da área deMonitoria e Avaliação do Pró-Semiárido.

“A realização da pesquisa tem servido, também, para que osgrupos se autoavaliem, reflitam sobre suas trajetórias, dificuldades e asperspectivas para o futuro após a saída do projeto. Esse trabalho tem mudado avida das comunidades, sobretudo das mulheres, dando um novo sentido para suasvidas, a partir da geração de renda, do trabalho coletivo e da valorização daagricultura familiar”, enfatiza a coordenadora local do Pró-Semiárido, RejaneMagalhães.

O Governo do Estado tem apoiado os grupos produtivos com aestruturação de cozinhas comunitárias para processamento de alimentos,aquisição de equipamento e utensílios, com capacitações e apoio na comercializaçãodos produtos. O projeto Pró-Semiárido é executado pela Companhia deDesenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria deDesenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional deDesenvolvimento Agrícola (FIDA).

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários