Bahia RPPNs

RPPNs contribuem para a preservação da fauna e flora silvestres

RPPNs contribuem para a preservação da fauna e flora silvestres

22/09/2021 09h44 Atualizada há 5 anos atrás
Por:
RPPNs contribuem para a preservação da fauna e flora silvestres



Celebrado nesta terça-feira, 21, o Dia da Árvore chamaatenção para a necessidade de proteção das florestas. Importantes aliadas,neste sentido, são as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). “ARPPN é um poderoso instrumento de conservação da biodiversidade e implantaçãode unidades de conservação do Estado. E uma ótima notícia é que, nos meses deagosto e setembro, sete RPPNs foram criadas com publicação de portaria, totalizando202 hectares do bioma Caatinga e 1.471,56 hectares (ha) de Mata Atlântica,definitivamente instituídas para preservação”, informa Márcia Teles, secretáriado Meio Ambiente da Bahia e diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente eRecursos Hídricos (Inema).

Meryellen Oliveira, coordenadora de Meio Ambiente eCertificações da Bracell, destaca que as novas RPPNs se somam a outras duasáreas da empresa aprovadas pelo Governo Federal, por meio do InstitutoBrasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), namesma região: a Lontra, a maior área de conservação privada do Litoral Norte,com 1.377 hectares, e a Pedra de São José, em Mata de São João.

Localizada entre os municípios de Entre Rios e Itanagra, aRPPN Lontra é reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, aCiência e a Cultura (Unesco) como único Posto Avançado da Reserva de Biosferada Mata Atlântica de propriedade de uma empresa. Esse espaço natural abriga 378espécies da flora silvestre, 264 espécies de aves, 75 de anfíbios, 57 de cobrase lagartos e 38 de mamíferos. Dentre elas, algumas espécies raras e ameaçadasde extinção, como a surucucu pico-de-jaca (Lachesis muta), que é a maiorserpente peçonhenta das Américas, e a palmeira-juçara (Euterpe edulis). Areserva também é certificada, pelo Inema, como Área de Soltura de AnimaisSilvestres (Asas).

“Os benefícios socioambientais gerados pelas RPPNs são agarantia de perpetuidade da área natural e a proteção de espécies e seushabitats, além da formação de corredores ecológicos em alguns casos”, reforçaMeryellen, acrescentando que as reservas ajudam contribuem ainda para avalorização econômica e social da diversidade biológica.

Além das reservas já criadas, outras áreas naturais devemser criadas pelo Estado, como salienta a secretária estadual de Meio Ambiente:“Em um esforço conjunto da Sema e do Inema, está em andamento a conclusão dosprocessos de reconhecimento de 34 Reservas Particulares do Patrimônios Naturalno Estado da Bahia.”

Dentro do processo de tramitação para reconhecimento estãooito RPPNs da Bracell Bahia: a Lua Alta (605 ha) e Jaboticaba (198 ha), nomunicípio do Conde; a Subaumirim Gleba A (1.607 ha), Subaumirim Gleba B (107ha), Subaumirim Gleba C (632 ha) e Cachoeira (529 ha), em Entre Rios; e a RaizGleba A (678 ha) e Raiz Gleba B (731 ha), em Água Fria. Ao todo, a Bracellpreserva aproximadamente 40% do total da vegetação nativa em suas propriedadesno estado.

Bracell - A empresa é uma das maiores produtoras de celulosesolúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil,sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo.Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativoem Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.

Sobre a RGE - A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresascom operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividadesvão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até acriação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. Ocompromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suasoperações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade,bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. ARGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 20 bilhões.Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China,Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados ecomunidades.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários