Com 98.806 novas vagas de empregos formais criados nos oitoprimeiros meses deste ano, a Bahia reitera em agosto a liderança na criação deposto de trabalhos em 2021 na região nordeste. Ocupam os segundo e terceirolugares respectivamente os estados do Ceará (+61.930 postos) e Pernambuco(+45.069 postos). “Temos três bons motivos para comemorar, já que além damanutenção da liderança da Bahia na região, os números foram positivos para oNordeste como todo e para o Brasil”, afirma o vice-governador João Leão,secretário do Planejamento.
“Os números demonstram a retomada da atividade econômica,principalmente nos setores de serviços e comércio, os carros-chefes da economiabaiana. Isso é resultado das políticas de atração de investimento do governo doestado e da reabertura gradual da atividade econômica, muito por conta doavanço da vacinação”, destaca o secretário do Trabalho, Emprego, Renda eEsporte, Davidson Magalhães.
Em agosto, segundo o Cadastro Geral de Empregados eDesempregados (Caged), a Bahia gerou 17.882 postos com carteira assinada,decorrente da diferença entre 63.400 admissões e 45.518 desligamentos. Com estesaldo, o estado passou a contar com 1.802.581 vínculos celetistas ativos, umavariação de 1,00% sobre o quantitativo do mês anterior.
Mesmo diante de um contexto sanitário mundial atípico, todasas unidades federativas do país criaram vagas no mês de agosto. O país computouum saldo de 372.265 vagas, enquanto o Nordeste criou 82.878 postos – indicandovariações relativas de 0,90% e 1,25% comparativamente ao estoque do mêsanterior, respectivamente.
Dos cinco grandes setores de atividade econômica, todosapresentaram saldo positivo em agosto de 2021 na Bahia: Serviços (+7.247postos), Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (+3.855vagas), Indústria geral (+3.116 postos), Construção (+1.877 postos) eAgricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+1.787 postos).
De responsabilidade do Ministério do Trabalho e Previdência,os dados do emprego formal foram sistematizados pela Superintendência deEstudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretariado Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).
Foto: Carol Garcia/GOVBA.
Eleições Rui diz que Bahia não pode perder oportunidade de seguir de mãos dadas com Lula
Bahia Jerônimo é aprovado por 57% dos baianos, diz Quaest
Bahia Jerônimo dispara e deixa rivais na poeira
Bahia Jerônimo turbina plano “Bahia pela paz”
Eleições Jerônimo bate 51% e cala oposição
Debates Neto se enrola e Jerônimo mostra obras Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 35°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 36°
Tempo limpo