O convênio, no valor de R$ 539 mil, foi assinado com a Associação dos Pequenos Produtores e Agricultores Familiares do Vale do Piau, e os recursos serão aplicados para fortalecer atividades do sistema produtivo da mandiocultura na comunidade, com a aquisição de equipamentos e insumos agrícolas.
A presidente da Associação, Sueli Silva, foi só alegria durante o evento. “Desde que nós acessamos o edital, muita coisa já mudou. Hoje, as nossas mulheres já têm uma rentabilidade, elas já têm a liberdade de comprar o que elas quiserem para as suas casas, de colocarem os seus filhos em uma escola melhor. E, com a chegada dos equipamentos, como o trator para gente plantar a mandioca e a chapa para fazer o beiju em nossa cozinha comunitária, vai melhorar mais ainda a renda das mulheres. Devemos chegar a ter mais de um salário mínimo por mês, para cada mulher, com a venda dos produtos”.
As famílias também irão receber assistência técnica e extensão rural (Ater) qualificada e equipamentos, como seladora a vácuo, balança digital, máquina para produção de múltiplos salgados, forno para beiju, roçadeira, além de uma carreta, que irá facilitar a logística para a comercialização.
Quintais produtivos
As mulheres da Cooperativa Feminina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Coomafes), sediada em Valença, também participaram da Caravana realizada no Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins.
São, no total, 102 mulheres que se preparam para receber quintais produtivos, com o objetivo de fortalecer ainda mais a produção local e a feira agroecológica, que acontece todas às sextas-feiras no pátio do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), em Valença. “A gente está muito feliz com a chegada dos equipamentos e a nossa expectativa é muito boa para potencializar a nossa feira e aumentar a nossa clientela. Agradecemos muito ao Governo do Estado”, comentou a presidente da Coomafes, Maria Joselita Santos, conhecida como Branca.
O Bahia Produtiva é o projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.
Caruaru - PE Prefeitura de Caruaru capacita 60 profissionais da segurança para atendimento em emergências e salvamento de vidas
Caruaru - PE Prefeitura de Caruaru oferta oficina de técnicas de corte e escovação de cabelos e amplia oportunidades de qualificação profissional
Caruaru - PE Prefeitura de Caruaru fortalece ações de cuidado e proteção às crianças com realização da Expo Primeira Infância
Caruaru - PE Prefeitura de Caruaru promove Dia D da Primeira Infância com ações intersetoriais
Caruaru - PE Prefeitura de Caruaru fortalece a qualificação profissional com vagas gratuitas em cursos de capacitação
Caruaru - PE Prefeitura de Caruaru realizará a Caravana Acolher para Transformar, com serviços gratuitos para pessoas em situação de rua Mín. 20° Máx. 35°
Mín. 20° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 16° Máx. 34°
Tempo limpo