Começou ontem, sexta-feira, 22,o 7º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais do Brasil na cidadede Maricá, no Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de debater o ambiente dascomunicações no Brasil. Desde 2010, quando aconteceu em São Paulo o 1º, ondejornalistas e militantes virtuais de esquerda se encontraram.
São Paulo, Brasília, Salvadore agora, Maricá, foram as sedes escolhidas para os encontros nacionais. E neste,de 2022, o homenageado é o Paulo Henrique Amorim, um dos maiores Jornalista queo país já teve. Ele foi um dos idealizadores desse movimento e participou devários encontros, usando o seu prestígio para dar maior visibilidade. Dezesseteestados estão com representantes em Maricá. Ele lembrou a todos, alguns dosprogramas que as administrações Petistas implantaram em Maricá como a moeda “Mumbuca”,o “Vermelhinho”, transporte público urbano que é utilizado pela população semque seja paga qualquer taxa para isso.
O encontro fez, entre outros,homenagem a ex-vereadora Marielle Franco, que foi assassinada brutalmente. Equem esteve presente foi o pai dela, Sr. Antônio
Senhor Antônio Francisco, paide Marielle Franco: “A prova viva de que Marielle lutou pelas minorias são ashomenagens que recebemos em nome dela”, disse ele.
“Ou o Brasil acaba com oLawfare, ou o Lawfare acaba com o Brasil”. Foi mais uma homenagem durante aabertura do encontro. E foi o Alexandre Teixeira lembrado por todos. Ele era assíduofrequentador dos BlogProgs que aconteceram nesses anos de militância jornalísticada esquerda por uma comunicação plural para todos.
Paulo Henrique Amorim foilembrado em um documentário exibido. Imagens de suas participações, desde oprimeiro encontro em São Paulo no ano de 2010, até seu último vídeo no Maracanãcantando alegremente o Hino Nacional, um dia antes de sua morte, e queemocionou os presentes.
“A liberdade de expressão é aexpressão da liberdade”, disse Paulo Henrique que foi um dos maioresincentivadores da mobilização de ativistas digitais enquanto esteveparticipando dos encontros.
Georgia Cardoso, esposa dePaulo Henrique, fez sua primeira aparição pública após a morte dele aos 76 anosque sofreu um infarto no dia 10 de julho de 2019 no Rio de Janeiro. Emocionada,ela fez durante sua fala algumas revelações da intimidade de PHA. “Ele adoravaestar com vocês”. E “está presente em cada um de vocês”. “Assim como Paulo, vocêsresistem por uma imprensa livre”. Terminou dizendo que “foi e é uma resistência”.Ao final a plateia aplaudiu durante um minuto efusivamente.
Mesmo após a morte de PHA, maisde 100 ações continuaram, todas elas foram transferidas para Georgia, que agoraluta para se defender em todas.
O 7º BlogProg continua hoje coma programação e vai até amanhã quando será referendada a Carta de Maricá.
Caruaru - PE Prefeitura de Caruaru capacita 60 profissionais da segurança para atendimento em emergências e salvamento de vidas
Caruaru - PE Prefeitura de Caruaru oferta oficina de técnicas de corte e escovação de cabelos e amplia oportunidades de qualificação profissional
Caruaru - PE Prefeitura de Caruaru fortalece ações de cuidado e proteção às crianças com realização da Expo Primeira Infância
Caruaru - PE Prefeitura de Caruaru promove Dia D da Primeira Infância com ações intersetoriais
Caruaru - PE Prefeitura de Caruaru fortalece a qualificação profissional com vagas gratuitas em cursos de capacitação
Caruaru - PE Prefeitura de Caruaru realizará a Caravana Acolher para Transformar, com serviços gratuitos para pessoas em situação de rua Mín. 20° Máx. 35°
Mín. 20° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 16° Máx. 34°
Tempo limpo