Geral Ampliação

Ampliação de agroindústria de frutas impulsiona agricultura familiar em Itaberaba

Ampliação de agroindústria de frutas impulsiona agricultura familiar em Itaberaba

24/10/2022 16h26 Atualizada há 4 anos atrás
Por:
Ampliação de agroindústria de frutas impulsiona agricultura familiar em Itaberaba

Abacaxi, jaca, banana, manga, mix de frutas e citrusdesidratados. Esses e outros produtos da agricultura familiar já são destaqueem diversos espaços de comercialização, graças à produção de mais de 116agricultores familiares da Cooperativa Nacional de Produção eAgroindustrialização (Coopaita), localizada no município de Itaberaba.

Essa produção foi qualificada com a ampliação da Unidade deProdução de Frutas Desidratadas, Liofilizadas e de Barra de Cereais dacooperativa, inaugurada neste sábado (22). O investimento é da ordem de R$ 3milhões, via Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia deDesenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretariade Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

“Antes, estávamos limitados a uma câmara fria pequena. Agente tinha produto na época de safra, mas não tínhamos como fazer o processo.E, hoje, com a ampliação, a gente poderá produzir três vezes mais, porque, alémdos novos equipamentos, a gente adquiriu mais duas câmaras frias maiores, quevão dar o suporte necessário por conta da nossa produção sazonal”, explicou opresidente da Coopaita, Aderval Queiroz. Ele comentou ainda sobre a renda dos cooperadosque, hoje, gira em torno de mais de um salário mínimo e da possibilidade delançamento de novos produtos com a chegada de um maquinário utilizado naliofilização das frutas.

“A liofilização é um método de desidratação também, só quecom uma tecnologia muito mais avançada, em que a água é retirada do produto porsublimação. Com isso, nós vamos aumentar a quantidade de produtos disponíveispara os consumidores e fazer um aproveitamento maior dos frutos de todos oscooperados”, observou a responsável técnica da Coopaita, Mariane Macedo.

Quem já está com o sorriso no rosto são os agricultoresfamiliares. Sidnei Queiroz é um deles. “Com essa alavancada, vamos fazercrescer a produção do abacaxi de Itaberaba. Os novos equipamentos, como oliofilizador, a câmara fria e os novos fornos, vão nos dar um grande suporte.”

Com a ampliação, a Coopaita passa a ter novos equipamentos,uma nova loja da fábrica e um novo escritório administrativo. No Âmbito doedital do Bahia Produtiva estão sendo executadas ações como o serviço deAssistência Técnica e Extensão Rural (ATER), para a melhoria da produção nocampo e a assistência também na área gestão comercial para viabilizar o acessoaos mercados. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários