Geral Cooperativa

Cooperativa da agricultura familiar tem faturamento recorde com produtos derivados do licuri

Cooperativa da agricultura familiar tem faturamento recorde com produtos derivados do licuri

19/01/2023 03h00
Por:
Cooperativa da agricultura familiar tem faturamento recorde com produtos derivados do licuri

Os produtos derivados do licuri estão alcançando cada vezmais mercados. Azeite de licuri, cerveja de licuri, licuri caramelizado, balasde licuri e outros saborosos produtos estão chegando aos centros decomercialização dentro e fora do estado. As inovações, que já são referência daagricultura familiar baiana, são da Cooperativa Regional de Agricultores (as)Familiares e Extrativistas da Economia Solidária (Coopersabor), do município deMonte Santo, que registrou faturamento recorde de R$ 2,4 milhões em receitabruta no ano de 2022.

O presidente da cooperativa, Charles Conceição, celebra osdividendos que impactam na renda de mais de 100 famílias agricultoras daregião. “Considero um recorde na comercialização. Nós nunca chegamos a essevalor. Com todo o nosso esforço e resultados dos investimentos proporcionadospelo Governo do Estado, conseguimos fazer essa comercialização bem significativa.Temos uma perspectiva de aumento de 30% para 2023, para melhorar ainda mais avida dos agricultores e das agricultoras”. Por meio do projeto da Companhia deDesenvolvimento e Ação Regional (CAR), Bahia Produtiva, foram investidosrecursos da ordem de R$ 7,3 milhões na Coopersabor.

Esse balanço reforça a perspectiva de novos avanços paraagricultores e agricultoras familiares de Monte Santo e de todo o territórioSisal. Enquanto se consolida em mais mercados com os derivados de licuri, acooperativa se prepara para iniciar a produção em novas agroindústrias, como ade beneficiamento da caprinocultura de leite, devido à alta demanda decaprinos, e de corte, também com ovinos, fortalecendo a atividade que já étradicional na região.

“A fábrica de polpas de frutas que funciona desde 2019passou por uma readequação com a mudança para a nova linha de equipamentos.Temos três fábricas de doces sendo construídas pelo Bahia Produtiva, emassociações ligadas à cooperativa, e uma fábrica de oleaginosas que iráabsorver e extrair o máximo de óleo de licuri, principal matéria-prima dosnossos produtos. Também estamos com uma demanda de um projeto de abatedouro depequeno porte voltado à ovinocaprinocultura de corte para atender à região”,ressaltou Charles.

A proposta do abatedouro foi apresentada aodiretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, nesta terça-feira (17/01). Nareunião ficou acordado que será realizado um levantamento para analisar acapacidade de produção de caprinos e ovinos na região. 

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR, empresapública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), comcofinanciamento do Banco Mundial.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários