Os Mercados Municipais, Centros Comerciais e Feiras Livressão importantes pontos de comercialização da produção rural. Lá, estão reunidoscomerciantes e produtores das sedes dos municípios, comunidades rurais epovoados.
Nos últimos anos, a CAR celebrou convênios com Associações,Cooperativas, Consórcios e Prefeituras como forma de incentivo e fomento àagricultura familiar, gerando renda em diversos municípios do interior daBahia.
Para o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, osmercados municipais são, de fato, locais onde a agricultura familiar e apopulação da cidade se encontram. “É um momento em que a agricultura familiarconsegue comercializar seus produtos, mas também onde os consumidores adquiremo produto sabendo sua origem. Entendendo que essa é uma ação estruturante, oGoverno da Bahia, por meio da CAR, vem requalificando os mercados, onde estamosoportunizando a esses públicos um espaço de identidade, com condiçõessanitárias. É o shopping aberto dos pequenos municípios”.
Em Poções, por exemplo, o Centro Comercial MonsenhorHonorato, entregue em outubro de 2022, é motivo de orgulho para as 40 famíliasde feirantes que vendem alimentos, roupas, utensílios de casa, eletrônicos,entre outros. O espaço atende à população do município estimada em 46.900habitantes.
João Honorato, da comunidade de Pedrinhas, comercializafrutas e verduras no local. “Antes era muito sofrimento, a gente trabalhavadebaixo dos pés de pau, carregando caixa para cima e para baixo. Hoje, é sóabrir as portas e atender os clientes, que agora podem entrar no nosso box eaté tomar um cafezinho”.
O presidente da Associação dos Feirantes de Poções,Genivaldo Carvalho, conhecido como Vado, comercializa caldo de cana e tambémcomemora. “Meus produtos vêm da zona rural. Eu mesmo planto, colho e trago paracomercializar. Aqui antes era desapropriado para o trabalho de todos. Com opiso quebrado, as pessoas tropeçavam. Hoje, estamos em um lugar asseado, o queaumentou a quantidade de clientes, que agora estão mais satisfeitos. Isso éperceptível. Eles encontram um lugar em que se sentem melhor, a gente tambématende melhor e com mais alegria”.
Os próximos municípios que irão contar com mercados novos ourequalificados são Amargosa, Andorinha, Camacã, Caldeirão Grande, Cristópolis,Guarantinga, Rafael Jambeiro, Gandu, Retirolândia e Várzea da Roça, entreoutros.
???? Segue em anexo a sonorado Diretor-presidente da CAR Jeandro Ribeiro sobre Mercado Municipal
Eleições Rui diz que Bahia não pode perder oportunidade de seguir de mãos dadas com Lula
Bahia Jerônimo é aprovado por 57% dos baianos, diz Quaest
Bahia Jerônimo dispara e deixa rivais na poeira
Bahia Jerônimo turbina plano “Bahia pela paz”
Eleições Jerônimo bate 51% e cala oposição
Debates Neto se enrola e Jerônimo mostra obras Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 16° Máx. 33°
Tempo limpo