Nos anos 80 apareceu por Paulo Afonso na Bahiaum senhor vindo de Garanhuns, Pernambuco. Ele era, como se diz por aqui, “umpintor de mão cheia”. Foi logo se integrando a juventude que estava disputandoa prefeitura da cidade na eleição de 1985. Foi a primeira para prefeito após ogolpe de 64.
Vencida a eleição com Zé Ivaldo, então com 26 anos, Seu Jorge se integrou a equipe da administração na assessoria decomunicação. Ficou responsável pelas confecções das faixas com anúncios deações a obras da prefeitura.
Na equipe de governo muitos, mesmo no MDB –Movimento Democrático do Brasil e já no PT – Partido dos Trabalhadores, faziamparte do PCB – Partido Comunista Brasileiro na ilegalidade. Ainda eram tempossombrios e que eram enfrentados nas ruas e nas disputas eleitorais queprecederam a luta pelas diretas já no Brasil.
Pois essa turma, em 1986, resolveu fazer umcongresso do PCB na cidade. O convite foi passado de pessoa a pessoa, sem nadaescrito ou qualquer meio que pudesse ser descoberto. Mesmo na administração domunicípio, os cuidados eram enormes naqueles dias. O encontro seria em umdomingo de maio na escola João Bosco Ribeiro.
Naquele domingo, por volta das 09:00, se deuum encontro inusitado em frente a escola. É que Seu Jorge, o velho comunista,que não sabia onde ficava o local do congresso, se encontrou com Moreira, quetambém participaria. Os dois não se conheciam ainda. E se deu o seguintedialogo:
- Bom dia! Você poderia me informar se é essaa escola João Bosco: Perguntou Seu Jorge.
Já assustado, Moreira diz que não sabia. Eemendou.
- Mas hoje é domingo e não tem aula nasescolas.
Foi quando ouviu.
- Não é aula. É que vai ter um congresso doPartido Comunista nela.
Moreira grelou os olhos naquele velhocomunista e saiu do local.
Seu Jorge soube, por outra pessoa que passavapor lá, que a escola era aquela que ele estava na frente. Foi recebido pelosparticipantes com entusiasmo e participou o dia todo do evento.
Moreira não apareceu naquele dia. Sua faltafoi sentida pelos presentes no domingo, e nos dias que se seguiram também. Trêsdias depois descobrimos que Moreira nem tinha ido ao trabalho e estava em suacasa trancado a sete chaves.
Descoberto seu paradeiro, fomos a casa delesaber o que tinha acontecido. E foi aí que ficamos sabendo que após a conversacom “um homem com cara de policial federal” que o abordou na rua no domingo,ele saiu de lá as pressas com medo de ser preso. O federal era Seu Jorge, ocomunista. Rimos um bocado da situação e nunca mais Moreira participou das reuniõesdo PCB em Paulo Afonso, mesmo continuando a conviver na política conoscodurante os anos seguintes e até hoje.
Alagoas Semana Estadual do Livro e Bibliotecas reúne programação cultural em municípios alagoanos
Alagoas Técnico agrícola de Campo Alegre vence doença renal e celebra transplante no Hospital do Coração Alagoano
Alagoas Hospital Ib Gatto faz parceria com o Hemoal para fortalecer assistência hemoterápica
Bahia Hemoba promove ação no Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme
Bahia Pedrão sedia seminário sobre produção florestal baiana na quinta-feira (29)
Alagoas Publicada lista final de solicitação de isenção de taxa para o concurso dos bombeiros Mín. 23° Máx. 39°
Mín. 26° Máx. 40°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 36°
Tempo limpo