A Cooperativa Mista De Produção e Comercialização Camponesada Bahia (CPC – Bahia) está participando pela primeira vez do evento com seudestaque, o Café do Campesinato Brasil. Um café Arábica, de aroma marcante,sabor prolongado e corpo equilibrado, produzido por camponeses e camponesas doPlanalto da Conquista, município de Barra do Choça, Sudoeste baiano.
A presidente da CPC, Francisca Silva, enfatiza que acooperativa está levando para São Paulo uma proposta sustentável que visagarantir que as pessoas tenham o direito de se alimentar corretamente."Além de fechar negócios, queremos que os consumidores, visitantes epopulação percebam o esforço que cada cooperativa aqui presente faz paraoferecer alimentos verdadeiros, agroecológicos e de alta qualidade. As pessoasprecisam criar o hábito de se alimentar bem, e isso significa consumir osprodutos da agricultura familiar."
A Cooperativa Regional de Agricultores Familiares eExtrativistas da Economia Popular e Solidária (Coopersabor), representada pelopresidente, Charles Conceição, também está entusiasmado com o evento. Elesapresentam produtos derivados do licuri como biscoitos, balas, licuri torrado,cerveja, licuri in natura e azeite, que são o grande diferencial da região doSemiárido baiano. “O licuri é um fruto de uma palmeira específica do Semiáridoda Bahia, rico em nutrientes e capaz de diversificar a produção de alimentos. Éum tesouro do sertão e uma preciosidade para a biodiversidade”.
Com tantas opções de produtos atraentes e de alta qualidade,os visitantes da Naturaltech têm a oportunidade de levar um pedacinho da Bahiapara suas casas. A diversidade de sabores e a riqueza da biodiversidade baianaestão ao alcance de todos, promovendo não apenas uma alimentação saudável, mastambém a valorização da agricultura familiar e a preservação do meio ambiente.
Ícaro Carvalho, visitante do evento e membro de uma ONG,ressalta a importância de conectar a preservação ambiental com o consumidorfinal e as empresas. Ele destaca que essa estratégia beneficia tanto ascomunidades que vivem em seus territórios, os povos tradicionais e originários,quanto o meio ambiente. “Os produtos da sociobiodiveridade são uma maneira depromover a sustentabilidade e estabelecer uma ligação direta entre o mercado ea conservação ambiental”.
O Estande Agricultura Familiar da Bahia conta com produtosderivados do caju, cacau, umbu, licuri, mandioca, mel, milho, palmito, abacaxie tem muito mais. Quem está em São Paulo, vale a pena conferir e levar a Bahiapara casa, conhecendo e saboreando os produtos ofertados pela agriculturafamiliar baiana na Naturaltech.
As cooperativas participantes da Naturaltech são apoiadaspelo Governo do Estado, por meio dos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido,executados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresapública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), comcofinanciamento do Banco Mundial e do Fida, respectivamente.
Foto: André Frutuôso.
Eleições Rui diz que Bahia não pode perder oportunidade de seguir de mãos dadas com Lula
Bahia Jerônimo é aprovado por 57% dos baianos, diz Quaest
Bahia Jerônimo dispara e deixa rivais na poeira
Bahia Jerônimo turbina plano “Bahia pela paz”
Eleições Jerônimo bate 51% e cala oposição
Debates Neto se enrola e Jerônimo mostra obras Mín. 23° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 33°
Tempo nublado