Bahia Edição

Edição extraordinária da Conferência de Educação da Bahia será lançada nesta terça-feira

Edição extraordinária da Conferência de Educação da Bahia será lançada nesta terça-feira

14/08/2023 11h20 Atualizada há 3 anos atrás
Por:
Edição extraordinária da Conferência de Educação da Bahia será lançada nesta terça-feira

O Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEE-BA), em parceriacom a Secretaria da Educação do Estado (SEC), lança nesta terça-feira (15), aedição extraordinária da Conferência de Educação da Bahia 2023 (Coeed BA 2023).Com o tema ‘Plano Nacional de Educação 2024- 2034: Política de Estado, Direitoà Educação, Diversidade e Justiça Socioambiental na Terra da Liberdade’,encontro híbrido ocorrerá das 9h30min às 12h, no auditório do Instituto AnísioTeixeira (IAT), em Salvador, e pelo canal do IAT no Youtube.

O movimento de conferências extraordinárias e audiênciaspúblicas municipais, estaduais e nacional de Educação tem o objetivo demonitorar os Planos de Educação atuais: PNE/PEE-BA/PMEs, e de servir como base,em um diagnóstico profundo e debate amplo, para elaborar um novo Plano Nacionalde Educação, que dialogue ainda mais com as necessidades e que seja forjado nosentendimentos entre trabalhadores da educação, dirigentes educacionais esociedade civil e política.

O coordenador do FEE-BA, João Danilo Batista, que também éconselheiro e presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual deEducação, esclarece que o movimento caminha na direção da formulação de umPlano de Estado para a educação brasileira, com vigência para a década de 2024a 2034. “Desta forma, visa à garantia do direito e à qualidade de educação paratodos/as, da creche à pós-graduação, assim como questões atinentes àvalorização dos trabalhadores da educação, atenção à diversidade, aodesenvolvimento e justiça socioambiental e ainda questões atinentes à gestãodemocrática e ao financiamento da educação”, disse o coordenador, ressaltandoque o Fórum, organismo do estado baiano com relevante significado social epolítico, possui este papel de monitorar o Plano Decenal de Educação, de formacontínua e com avaliações periódicas, garantindo direito de todos a umaeducação pública de qualidade.

Também estarão presentes no lançamento a vice-coordenadorado FEE-BA, Alessandra Assis; a secretária estadual da pasta, Adélia Pinheiro; adeputada estadual Olívia Santana, presidente da Comissão de Educação da ALBA; opresidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA), Paulo GabrielNacif; a reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Adriana Marmori,representando as Universidades Estaduais da Bahia (UEBAs); a reitora doInstituto Federal da Bahia (IFBA), Luzia Mota, representando o CONIF; o reitorda Universidade Federal da Bahia (UFBA), Paulo Miguez, representando a ANDIFES;o presidente da UNDIME Bahia, Anderson Passos; Glauber Natividade da Rede deFóruns Municipais; o coordenador da APLB, Rui Oliveira; Marlene Oliveira,representando o Fórum de EJA-BA e os movimentos sociais; o diretor do IAT, IuriRubim; e Vitor Queiroz, representando a UBES e os estudantes.

 

A Coeed BA 2023

A Conferência de Educação da Bahia 2023 ocorrerá em duasetapas: uma on-line e com caráter formativo, nos dias 20 e 21 de outubro,transmitida pelo canal da TV Undime, no Youtube; e outra presencial edeliberativa, nos dias 04 e 05 de dezembro de 2023, em Salvador. Este encontroestadual é preparatório e deliberativo para a Conferência NacionalExtraordinária da Educação de 2024, que ocorrerá de 28 a 31 de janeiro de 2024,em Brasília.

A expectativa é de receber 1.200 delegados e 1.400participantes na Coeed BA 2023 – Extraordinária. Na 4ª Conferência de Educaçãoda Bahia de 2022, estiveram presentes delegados de 397 dos 417 municípios daBahia, que realizaram, como desdobramento, 397 Conferências Municipais e maisde 300 Audiências Públicas de monitoramento do Plano Municipal de Educação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários