Geral Câmara

Câmara de Vereadores de Canindé do São Francisco Instaura CPI para Investigar Ações do Prefeito Weldo Mariano

Câmara de Vereadores de Canindé do São Francisco Instaura CPI para Investigar Ações do Prefeito Weldo Mariano

15/08/2023 23h14 Atualizada há 3 anos atrás
Por:
Câmara de Vereadores de Canindé do São Francisco Instaura CPI para Investigar Ações do Prefeito Weldo Mariano

Em uma sessão repleta de tensões e debates acalorados, aCâmara de Vereadores da cidade de Canindé do São Francisco, localizada emSergipe, deu início a um novo capítulo na política local. Na noite destaterça-feira (15), os legisladores se reuniram para deliberar sobre umrequerimento fundamental: a instauração de uma Comissão Parlamentar deInquérito (CPI) para apurar denúncias relacionadas ao Prefeito Weldo Mariano.

O tumulto teve início com a apresentação do requerimento deinstauração da CPI. Dois vereadores, Eliel Caetano e Wilton da Nova Vida,solicitaram vistas para análise adicional, de acordo com as prerrogativas doregimento interno. Entretanto, os vereadores da oposição rejeitaram talsolicitação e, em vez disso, optaram por agressões verbais e provocativas.

O desenrolar dos eventos ocorreu ao longo da primeira sessãoda noite, estabelecendo um clima de tensão. Após um breve intervalo paraacalmar os ânimos, teve início a segunda sessão, caracterizada por uma dinâmicaainda mais tumultuada. Momentos de confusão surgiram quando a definição donúmero de vereadores a serem eleitos para a comissão interna responsável porinvestigar as denúncias esteve em pauta.

A questão ganhou ainda mais complexidade devido adivergências interpretativas do regimento interno. Enquanto o Artigo 72,parágrafo 3º, do regimento estabelecia a eleição de três membros, surgiu um"decreto lei" que mencionava a eleição de quatro. A discussão seintensificou, levando a uma eleição tumultuada.

A composição da comissão processante resultou na escolha dosvereadores Eliel, Tutuxa e Ninho da Saúde como membros. Destes, Ninho foieleito presidente da comissão, enquanto Eliel se candidatou para a função derelator. Curiosamente, Tutuxa manifestou não ter interesse na candidatura derelator.

No entanto, o inusitado ocorreu quando Tutuxa foi"eleito" relator, apesar de sua declaração anterior de não sercandidato. O vereador respondeu ao presidente da Câmara que não concorreria àposição, mas, após votação, sua nomeação ocorreu de forma não convencional.

Este episódio singular desperta questionamentos sobre osprocedimentos de candidatura e eleição, quando alguém que se auto-exclui dacorrida é eleito para um cargo indesejado. A Câmara de Vereadores de Canindé doSão Francisco se encontra, mais uma vez, sob os holofotes da contestação,lançando dúvidas sobre a legitimidade do processo eleitoral. O que poderia tersido uma situação simples e direta, ganhou complexidade nas mãos doslegisladores, demonstrando as nuances da política local em um momento crucial.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários