O presidente da Agência de Desenvolvimento Rural da Colômbia(ADR), Luis Higuera, analisou de forma positiva o intercâmbio com a Bahia."Na Colômbia, estamos buscando mais ações pela inclusão produtiva dosagricultores e agricultoras e viemos conhecer a experiência da Bahia desde amanifestação de interesse dos editais até o acesso aos mercados".
O representante da Colômbia no Instituto Interamericano deCooperação para a Agricultura (IICA), Humberto Oliveira, destacou a Bahia comoreferência na agricultura familiar do país. "A Bahia é um dos estados maisimportantes do Brasil quando o assunto é agricultura familiar por tudo o que játem feito pela promoção do desenvolvimento rural nos últimos 16 anos. Por isso,estamos aqui para conhecer um pouco mais essa estrutura e as ações que vemsendo realizadas".
Após o dia de visita, que incluiu encontro de abertura,visita ao Empório da Agricultura Familiar e ao Centro de Distribuição deProdutos da Agricultura Familiar a comitiva segue, até esta sexta-feira(22/09), para visitas às experiências apoiadas pelo Governo do Estado, por meiodo Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR com cofinanciamento do BancoMundial.
O gerente do projeto Bahia Produtiva pelo Banco Mundial,Erivhelton Lima, comentou os motivos que tornam a Bahia referência para atransformação de vida dos agricultores familiares. "A Bahia é umareferência muito exitosa na construção e, principalmente, nas ações práticas dedesenvolvimento rural, de cooperativismo, associativismo, assistência técnica eextensão rural e acesso a mercados. Essa experiência é essencial para sercompartilhada com outros estados e países", finalizou.
Participaram dareunião de abertura o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso,o gestor da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural(Bahiater), Lanns Almeida, além do segundo secretário da Embaixada da Colômbiano Brasil, Daniel Moreno, e do especialista sênior em Agricultura Familiar eMercados inclusivos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e aAgricultura (FAO) Colômbia, Marcos Fazzone.
A Missão Técnica segue até sexta-feira (22/09) com visitaspara conhecer experiências da agricultura familiar nas cooperativas:Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), emPresidente Tancredo Neves; Associação de Desenvolvimento do Baixo Sul(Adebasul), em Gandu; Cooperativa de Biojoias, Pesca e Agricultura em Ituberá(Coobpagi), em Igrapiúna; a e Cooperativa da Agricultura Familiar e EconomiaSolidária da Bacia do Rio Almada e Adjacências (Coopfesba), em Ibicaraí.
Foto: André Frutuôso.
Eleições Rui diz que Bahia não pode perder oportunidade de seguir de mãos dadas com Lula
Bahia Jerônimo é aprovado por 57% dos baianos, diz Quaest
Bahia Jerônimo dispara e deixa rivais na poeira
Bahia Jerônimo turbina plano “Bahia pela paz”
Eleições Jerônimo bate 51% e cala oposição
Debates Neto se enrola e Jerônimo mostra obras Mín. 23° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 33°
Tempo nublado