18°C 31°C
Paulo Afonso, BA
Publicidade

O Desafio da Representatividade: Por que o próximo Ministro do STF deveria ser do Nordeste

O Desafio da Representatividade: Por que o próximo Ministro do STF deveria ser do Nordeste

02/10/2023 às 08h28 Atualizada em 02/10/2023 às 08h28
Por:
Compartilhe:
O Desafio da Representatividade: Por que o próximo Ministro do STF deveria ser do Nordeste

Desdeque foi anunciado que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva iria indicar opróximo candidato ao Supremo Tribunal Federal (STF) na vaga que será deixadapela atual ministra Rosa Weber, que deixará o cargo devido à sua aposentadoria,grupos da esquerda, simpatizantes e até da direita entraram em uma batalhaquase fratricida nas redes sociais para que seus candidatos tivessem prioridadeao cargo.

Háos que defendem a indicação de um negro. A alegação é que o Brasil precisa teralguém que represente esse grupo social. Até a representante para a equidaderacial do Governo Biden deu seu parecer sobre isso. Desirée Cormier Smithcunhou a frase "passou da hora de o STF ter uma mulher negra".

Jáo comediante Gregório Duvivier entrou na disputa pedindo uma pessoa negra e dosexo feminino para a indicação. Ele sugeriu que fosse marcado um café da manhãentre Lula e possíveis nomes que merecem, e entre eles, um deveria ser orecomendado. Até esse momento, o clima estava apenas nas narrativas favoráveise contrárias, mas quando ele indicou que havia um outdoor na cidade de NovaDélhi (capital da Índia) que cobrava Lula, isso foi o estopim para o acirramentodas agressões de ambas as partes. O texto escrito em inglês e traduzido para oportuguês dizia: "Em 132 anos, o Brasil nunca teve uma mulher negra naSuprema Corte."

Durantea 18ª edição da cúpula de chefes de Estado e governo do G20 em Nova Délhi, oPresidente Luiz Inácio Lula da Silva desempenhou um papel de destaque. Suapresença foi marcada por discursos enfáticos sobre questões globais, incluindomudanças climáticas, economia global e cooperação internacional. Lula enfatizoua importância da diplomacia e do multilateralismo em um mundo cada vez maisinterconectado. Sua participação no evento atraiu a atenção da imprensainternacional e reforçou o papel do Brasil como um ator relevante na arena global.Suas declarações e propostas contribuíram para as discursões sobre o tema.

Dooutro lado da esquerda, há os que preferem alguém radicalmente esquerdista.Essa turma diz estar ressabiada após o primeiro indicado do presidente esteano, Cristiano Zanin, que foi seu advogado na defesa contra a perseguição daLava Jato, ter votado desfavoravelmente às suas convicções.

Pitacosde especialistas na internet não faltam. E eu, que sou nordestino, nascido noSertão da Bahia, também tenho a minha preferência. Lula, se não for alguémdessa região, nem se dê ao trabalho de nomear. Reivindico aqui, com a moral dequem esteve nas ruas junto com nosso povo e deu ao Partido dos Trabalhadores asvotações que garantiram as eleições presidenciais.

Podeser negro ou negra, branco ou branca, mulato ou mulata, pardo ou parda, albinoou albina, mas tem que ser nordestino ou nordestina.

Indicarum nome exclusivamente da região Nordeste do Brasil para ocupar a vaga noSupremo Tribunal Federal é uma escolha que pode trazer benefíciossignificativos. O Nordeste, como uma das regiões mais diversificada eculturalmente rica do país, representa uma ampla parcela da populaçãobrasileira. Ao nomear alguém dessa região, seria possível trazer umaperspectiva única para o STF, uma voz que compreende de perto os desafios e asrealidades vivenciadas pelos nordestinos. Além disso, essa decisão poderiaajudar a reduzir as desigualdades regionais e a promover uma maiorrepresentatividade geográfica no mais alto tribunal do país. A inclusão de umministro do Nordeste também poderia fomentar um entendimento mais aprofundadodas questões sociais, econômicas e culturais específicas dessa região.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Paulo Afonso, BA
21°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 31°

22° Sensação
2.63km/h Vento
90% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h44 Nascer do sol
05h19 Pôr do sol
Qua 31° 20°
Qui 33° 20°
Sex 33° 20°
Sáb 34° 19°
Dom ° °
Atualizado às 21h59
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,02%
Euro
R$ 5,99 -0,06%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 345,719,40 -1,45%
Ibovespa
168,668,72 pts -0.21%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio