Em 2023, as políticas afirmativas na Bahia completam 16anos. De acordo com a secretária Ângela, essa programação reforça o compromissodo Estado no combate ao racismo: “A gente tem atuado a partir do nosso Centrode Referência Nelson Mandela de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa.As pessoas estão procurando seus direitos, denunciando. Estão chegando até oCentro de Referência, para que esses crimes não continuem resultando emimpunidade. A gente tem esse equipamento público, unidade móvel percorrendovários municípios. Já visitamos 55 municípios durante esse ano e essa agendavai se intensificar até o final do mês de novembro”.
O ponto alto do calendário é o 20 de novembro, Dia Nacionalda Consciência Negra, data que lembra a morte do líder quilombola Zumbi dosPalmares. O estudante Luís Henrique da Silva, do Colégio Estadual de TempoIntegral Pedro Paulo Marques e Marques, destaca que vem buscando conscientizaros colegas a respeito dos direitos: “Em meio às diversas dificuldades que agente tem, quando a gente é uma pessoa negra, ali meu papel começa. Fazer meuscolegas entenderem que a gente precisa estudar, nossos espaços e, cada diamais, estar fortalecido para estar preparado para a luta contra amiscigenação”.
Além da capital, as atividades do Novembro Negro 2023 tambémacontecem no interior baiano. Estão confirmadas ações nas cidades de Taperoá,Souto Sares, Jequié, Ibitiara, Boninal, Araçás, Dias D’Ávila, Madre de Deus,Campo Formoso, Santa Bárbara, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus,Conceição do Almeida, Piripá, Riacho de Santana, Acajutiba, Iaçu e Irará. Aprogramação completa pode ser conferida no site Sepromi.
Foto: Fernando Vivas.
Eleições Rui diz que Bahia não pode perder oportunidade de seguir de mãos dadas com Lula
Bahia Jerônimo é aprovado por 57% dos baianos, diz Quaest
Bahia Jerônimo dispara e deixa rivais na poeira
Bahia Jerônimo turbina plano “Bahia pela paz”
Eleições Jerônimo bate 51% e cala oposição
Debates Neto se enrola e Jerônimo mostra obras Mín. 23° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 33°
Tempo nublado