Jerônimo entregou as chaves dos veículos aos comandantes dediversas unidades da capital e do interior do estado e destacou que a atuaçãodo Corpo de Bombeiros é cada vez mais necessária em vista das condiçõesclimáticas adversas que o mundo enfrenta. "Uma parte da Bahia passa porestiagem, outra parte passou por problemas por excesso de chuva, e a corporaçãoestá presente nos dois momentos. Agora são mais 25 viaturas, que se somam aoutros equipamentos entregues e chamada de efetivo em 2023. Hoje também é umdia de reconhecimento dos profissionais e chamamento para que sociedade entendae reconheça o papel e o significado de um bombeiro na vida da gente",declarou o governador.
As novas viaturas vão modernizar e diversificar a frota doCBMBA, elevando a capacidade operacional da instituição, para melhor atender asociedade, como destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar,coronel Adson Marchesini.
“Estes veículos vão auxiliar nas atividades de prevenção efiscalização para podermos manter a lei de segurança contra incêndio em dias nacapital e no interior. Com certeza será muito importante facilitar osdeslocamentos da corporação com mais agilidade”.
Prevenção e combate
Os veículos vão fortalecer as ações de combate e prevençãode incêndios, e dar apoio a programas como Bahia sem Fogo, Bahia Sem Fome e ações demandas porenchentes, que exigem uma logística robusta e efetivo máximo, inclusive oserviço administrativo, em apoio ao Sistema de Comando de Incidentes – SCI esuas seções de operações, logística e planejamento. Ainda serão usadas paratransporte de técnicos e equipamentos em viagem.
Além de unidades localizadas em Salvador e regiãometropolitana, também foram contemplados os municípios de Ilhéus, Barreiras eFeira de Santana. O coronel Lanusse Araújo Andrade, do Comando de SegurançaContra Incêndio (CSCI), recebeu nove caminhonetes. Para ele, investimentos comoeste demonstram a relevância desses equipamentos para uma melhor atuação dosprofissionais. “São veículos que vão facilitar o deslocamento, viaturas 4x4, degrande porte, que serão utilizadas nas operações de fiscalização e vistoriastécnicas, sendo de grande utilidade para trabalhos de prevenção”, pontuou.
Aprimoramento
Como parte do processo de fortalecimento do CBM, o coronelAdson Marchesini anunciou a criação de um curso de pós-graduação em Desastres,em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), para a capacitação eaprimoramento da tropa.
Estavam presentes o vice-governador, Geraldo Júnior, osub-secretário da Segurança Pública, Marcel Oliveira, e o superintendente deProteção e Defesa Civil (Sudec), Heber Santana.
Eleições Rui diz que Bahia não pode perder oportunidade de seguir de mãos dadas com Lula
Bahia Jerônimo é aprovado por 57% dos baianos, diz Quaest
Bahia Jerônimo dispara e deixa rivais na poeira
Bahia Jerônimo turbina plano “Bahia pela paz”
Eleições Jerônimo bate 51% e cala oposição
Debates Neto se enrola e Jerônimo mostra obras Mín. 23° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 33°
Tempo nublado