Geral Biólogos

Biólogos explicam e orientam população sobre fenômeno Maré Vermelha nas praias de PE

Biólogos explicam e orientam população sobre fenômeno Maré Vermelha nas praias de PE

02/02/2024 15h12 Atualizada há 3 anos atrás
Por:
Biólogos explicam e orientam população sobre fenômeno Maré Vermelha nas praias de PE

Algumas praias do Litoral Sul de Pernambuco, como Tamandarée Maracaípe, estão sofrendo com um fenômeno natural identificado como MaréVermelha. O problema tem causado intoxicação em banhistas e surfistas. Trata-sede um acúmulo de microalgas, que quando recebem cargas excessivas de nutrientesformam grandes populações e, durante seu metabolismo, liberam toxinas que ficamna água e às vezes vão até para a atmosfera, podendo ser inaladas por quem estána parte costeira.

"Todas as células quando fazem o metabolismo liberamexcrementos. Para as microalgas, quando elas recebem nutrientes a mais egeralmente estão em temperaturas altas e em baías confinadas, elas semultiplicam e formam uma população de bilhões de organismos. Durante afotossíntese, são liberados elementos tóxicos que contaminam animais marinhos,moluscos e quem entra em contato com a água. Às vezes é tão forte que sedesprende da água e vem para o ar, que fica contaminado. Os sintomas, para quemfoi intoxicado, duram uns dois dias", afirmou o Biólogo EverthonXavier.  

Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, náuseas, vômito,tosse, coriza e irritação na pele. Caso você esteja com esse quadro efrequentou algumas dessas praias, a orientação é procurar uma Unidade de Saúdepara ser medicado da forma mais adequada.  

O Biólogo Múcio Banja (CRBio 2.689/05-D) também falou umpouco sobre o processo e como agir para se proteger.

"Esse fenômeno é relativamente comum em várias partesdo planeta. Essas microalgas, embora causem a Maré Vermelha, têm um papelimportante no equilíbrio dos oceanos. A questão é que elas formam grandespopulações e muitas vezes algumas espécies formam manchas escuras, de coravermelhada, o que de alguma forma originou o nome. Em algumas situações doplaneta, pelo geomorfologia, é mais fácil prever. Aqui foi um fenômeno isolado,após um conjunto de combinações como vento, correntes marinhas e nutrientes emexcesso. A melhor medida é se afastar um pouco da praia e esperar uns três ouquatro dias, para que toda essa substância tóxica seja diluída no oceano ecarregada pelo vento para longe da região costeira", aconselhou o BiólogoMúcio Banja.

Foto: Divulgação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários