Geral CAR

CAR e MST promovem intercâmbio para impulsionar produção de sementes agroecológicas

CAR e MST promovem intercâmbio para impulsionar produção de sementes agroecológicas

10/07/2024 14h59 Atualizada há 2 anos atrás
Por:
CAR e MST promovem intercâmbio para impulsionar produção de sementes agroecológicas

Representantes da Companhia de Desenvolvimento e AçãoRegional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural(SDR), e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) da Bahia e doRio Grande do Sul, participaram, nesta terça-feira (09), do intercâmbio comfoco na troca de tecnologias entre os estados e na expansão da produção desementes agroecológicas. O encontro foi um passo para fortalecer a agriculturafamiliar e os assentamentos de reforma agrária na Bahia.

Ribeiro anunciou duas ações concretas decorrentes dareunião. Primeiro, o Estado da Bahia fará uma compra significativa de sementespara apoiar o projeto Bahia Sem Fome. Segundo, uma delegação irá ao Rio Grandedo Sul para conhecer as atividades locais de produção de sementes, visandoimplementar práticas semelhantes na Bahia.

Parceria com a BioNatur

O dirigente estadual do MST na região Nordeste, AntônioMarcos, expressou seu entusiasmo com a parceria. “Hoje, viemos aqui paraalinhar com a CAR a perspectiva da compra de sementes agroecológicas. Emparceria com o MST da Bahia e a BioNatur do Rio Grande do Sul, vamos expandir aprodução de sementes de hortaliças em nossos assentamentos”. A BioNatur é umamaarca da Cooperativa Agroecológica Nacional Terra e Vida Ltda – COONATERRA.

Ele acrescentou: “Saímos muito felizes com a decisão da CARde comprar sementes agroecológicas e orgânicas. Isso vai permitir odesenvolvimento da agricultura familiar e dos assentamentos da reforma agrária.Atualmente, estamos produzindo hortaliças como alface, pimenta de cheiro etomate. Com essa nova parceria, esperamos acrescentar outras variedades dehortaliças e expandir nossos campos de sementes agroecológicas”.

Essa iniciativa visa reduzir a dependência de sementestransgênicas, promovendo uma alimentação saudável e sustentável. Marcosreforçou: “A política do Governo da Bahia é expandir a questão da alimentaçãosaudável. Com a parceria da BioNatur e o apoio da CAR podemos avançarsignificativamente nessa direção”.

 Foto: Karoline Meira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários