Segundo o diretor geral da Hemoba, Luiz Catto, “os doadoresde sangue são essenciais para a manutenção dos estoques da Hemoba em níveisseguros e, por conseqüência, para salvar a vida de muitos pacientes que estãonos hospitais precisando dos hemocomponentes para o seu tratamento”. “Venha nosajudar!”, conclamou Catto. São várias as situações em que as pessoas necessitamda transfusão de sangue ou de plaquetas, como em alguns tipos de cirurgias, notratamento oncológico, de lesões graves ou outras formas de doenças. Os homenspodem doar até 4 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entreas doações, e as mulheres podem doar até 3 vezes a cada 12 meses, com intervalomínimo de 90 dias entre as doações.
Onde doar - Em Salvador, as unidades fixas funcionam com oseguinte horário: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira asexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital doSubúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, desegunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda asexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), desegunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informaçõessobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior,consultar o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/ .
Unidade móvel - Nesta semana, para reforçar a doação desangue, principalmente diante do nível baixo do estoque para todos tipossanguíneos, as unidades móveis da Hemoba atenderão na capital baiana noSalvador Shopping, nos dias 07 e 10/08; no SENAI (Dendezeiros), em 08 e 09/08;no Shopping Itaigara, em 10, 12 e 13/08; e na Secretaria Municipal de Saúde, emDias D’Ávila, até 09/08. Os atendimentosacontecem ‘de forma espontânea, por ordem de chegada. O hemóvel possibilita acoleta de sangue de potenciais doadores em locais de grande fluxo de pessoas,além de sensibilizar a população sobre a importância das doações regulares.
Critérios para doação - Para doar sangue, o candidato temque estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ouresponsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doadoanteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não teringerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado porpelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimoseis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentosgordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.
Bahia Polícia Civil deflagra ação para cumprimento de medida judicial sobre circulação de ônibus coletivo
Bahia Sistemas de transporte intermunicipal e metropolitano, Ferry-Boat e Lanchinhas seguem em operação normal, neste domingo (25)
Bahia Procon-BA fiscaliza empresas de ônibus em Salvador e identifica 544 veículos parados em cinco garagens
Bahia Governo do Estado promove ações de saúde, autocuidado e bem-estar para mulheres do Subúrbio de Salvador
Bahia Gratuidade no transporte facilita deslocamento de eleitores para o segundo turno na Bahia
Bahia Operação Vai e Vota garante direito ao transporte e registra mais de 46 mil passagens emitidas na Bahia Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °