A resolução do projeto de etanol da Inpasa Agroindustrial,em Luís Eduardo Magalhães foi publicada nesta terça-feira (12), no DiárioOficial do Estado (DOE). O projeto de R$ 1,8 bilhão foi apreciado e aprovado noâmbito da reunião dos conselhos deliberativos do Probahia e do Desenvolve, queocorreu no dia 31 de outubro, quando 42 processos de incentivos foram aprovadoscom um total de R$ 5,4 bilhões em investimentos e previsão de 2,8 mil vagas demão de obra.
Angelo Almeida, secretário de Desenvolvimento Econômico epresidente dos conselhos, celebra a publicação da resolução e afirma oinvestimento significativo em energia limpa que o governo do Estado temfeito. “As usinas vão fazer a Bahiainaugurar um novo tempo. O estado deixará de ser importador de etanol paratornar-se autossuficiente e até mesmo exportar o produto. É a construção de umaBahia mais sustentável, produtivo e cada dia mais renovável. O time do governadorJerônimo trabalha de forma coesa com foco na inclusão, redução de desigualdadessociais e desconcentração de renda”, diz.
Os conselhos Probahia e Desenvolve são formados pelasSecretarias de Desenvolvimento Econômico, da Fazenda, do Planejamento, deDesenvolvimento Rural, da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca eAquicultura, do Meio Ambiente, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovaçãoe do Desenbahia.
Biocombustíveis
A pedra fundamental da nova planta de biorrefinaria deetanol da Inpasa Agroindustrial S/A, maior produtora da América Latina decombustível limpo e renovável à base de grãos, com origem no Paraguai, foilançada em outubro, em Luís Eduardo Magalhães. As operações estão previstaspara o primeiro trimestre de 2026. A empresa vai processar milho, já plantadona região, para produzir etanol anidro (misturado à gasolina), hidratado(utilizado diretamente nos postos de combustíveis) e neutro (destinado à indústriafarmacêutica e cosmética), proteína de valor agregado para ração animal e óleode milho. A Biocombustíveis do Oeste S/A também usará o milho comomatéria-prima, absorvendo a produção dos municípios vizinhos de Cocos,Correntina e Coribe, que compreendem uma área plantada de 200 mil hectares.
Foto: Matheus Pereira
Eleições Rui diz que Bahia não pode perder oportunidade de seguir de mãos dadas com Lula
Bahia Jerônimo é aprovado por 57% dos baianos, diz Quaest
Bahia Jerônimo dispara e deixa rivais na poeira
Bahia Jerônimo turbina plano “Bahia pela paz”
Eleições Jerônimo bate 51% e cala oposição
Debates Neto se enrola e Jerônimo mostra obras Mín. 24° Máx. 37°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 34°
Tempo limpo