Em Brasília, nesta quarta-feira (8), onde participou das cerimônias em defesa à democracia que marcaram os dois anos dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, o governador Jerônimo Rodrigues destacou que “a Bahia sempre foi terra de resistência e continua sendo, na defesa da democracia. Hoje é um dia de reflexão e memória sobre o ataque à nossa liberdade que não se concretizou graças ao nosso povo e às instituições”.
Após o evento, o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância de reforçar os valores democráticos: “Ao lado de Lula, viemos reafirmar a nossa posição firme em defesa da democracia. Ela tem um valor inegociável para todos nós, e é por isso que estamos aqui, comprometidos em garantir que atos de tentativa de destruição da nossa democracia jamais se repitam”. O chefe do Executivo baiano pontuou, ainda, que “a democracia é uma conquista diária, e devemos protegê-la sempre. Por isso, queremos que todo 8 de janeiro seja uma oportunidade para reafirmar a necessidade de garantir um futuro livre de autoritarismo”.
A programação em Brasília começou pela manhã, com a reintegração simbólica de importantes obras de arte restauradas, como o relógio do século XVII, que foi danificado durante os ataques e restaurado na Suíça sem custos para o governo brasileiro. Em seguida, houve o descerramento da obra “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, no Palácio do Planalto, em um gesto que simbolizou a resiliência do patrimônio cultural brasileiro.
No Salão Nobre, durante a cerimônia solene, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso emocionado. “Hoje é dia de dizermos em alto e bom som: ainda estamos aqui. Estamos aqui para dizer que estamos vivos e que a democracia está viva, ao contrário do que planejavam os golpistas de 8 de janeiro de 2023”, afirmou. Lula prosseguiu destacando a importância da memória e da vigilância democrática. “Estamos aqui porque é preciso lembrar, para que ninguém esqueça, para que nunca mais aconteça”.
Já no período da tarde, o ato “Abraço da Democracia” encerrou as celebrações. O presidente Lula, acompanhado de governadores, parlamentares e membros do Judiciário, desceu a rampa do Palácio do Planalto até a Praça dos Três Poderes, onde se uniu ao público em um gesto simbólico de união e defesa da democracia.
Poo: Eduardo Aiache.
Caruaru - PE Prefeitura abre inscrições para a 8ª edição do Caruaru Moda Mundo
Caruaru - PE Trupe Pernambuco Meu País leva cortejo cultural às ruas de Caruaru nesta quinta-feira (27/08)
Caruaru - PE Acerola e tangerina Ponkan lideram queda de preços na Ceaca
Caruaru - PE Prefeitura de Caruaru empossa 20 novos membros do Comitê das Crianças
Caruaru - PE Ponte da Saldanha da Gama receberá nome de radialista José Almeida, em homenagem ao comunicador caruaruense
Caruaru - PE AMC divulga planejamento de mobilidade urbana para a realização do Festival Pernambuco Meu País em Caruaru Mín. 19° Máx. 36°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 20° Máx. 34°
Tempo limpo