| Foto: Rafael Martins |
O desafio de equilibrar dieta e hidratação no Carnaval écomplicado, mas possível. Do ponto de vista nutricional, é preciso ficar atentoa diversos aspectos, a começar com o mais simples de todos: a intoxicaçãoalimentar.
Uma boa estratégia de alimentação é fazer o ‘dever de casa’.Pela manhã, recomenda-se fazer uma refeição que tenha alimentos que variemproteínas e carboidratos, como raízes, pão, frutas, ovos, queijos magros e cafécom leite. “É bom lembrar da grande importância do café da manhã, que muitagente até tem o hábito de não comer”, alerta a nutricionista do Centro deDiabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), Gleica Peixoto Alves.
Já no almoço, é preciso não exagerar nos alimentos com altoteor de gordura, como feijoada, por exemplo, já que eles dificultam a digestão.Em linhas gerais, as refeições devem ser leves, balanceadas e coloridas, comlegumes, proteínas magras (grelhadas ou cozidas), salada crua e feijão comarroz.
Gleica Peixoto Alves também dá dicas importantes dealimentação para quem precisa se recuperar de um dia para o outro de folia. “Agente sabe que o desgaste é grande, então, ao voltar para casa, é preciso ficarde olho em uma alimentação saudável e uma boa hidratação. Algo extra que podeajudar é tomar água de coco, que é rica em eletrólitos, ingerir bebidas comgengibre e canela, que têm propriedades anti-inflamatórias, e chás de hortelã,camomila e erva doce, que ajudam a aliviar sintomas como náuseas, dor de cabeçae possíveis desconfortos estomacais”, explica a nutricionista, que recomendatambém “equilíbrio, sono e repouso” como pontos fundamentais ao bomfuncionamento do corpo.
Hidratação
Com temperaturas elevadas e muitos exercícios com dança elongas caminhadas, uma boa hidratação é essencial para se manter saudável noCarnaval. Beber água é fundamental, mas água de coco, suco de frutas ou depolpas, além de isotônicos são boas opções para serem consumidos ao longo dopercurso, ainda mais para quem também estiver ingerindo bebidas alcoólicas. Járefrigerantes e, sobretudo, energéticos, que são ricos em cafeína e açúcar, nãoajudam tanto na recuperação de eletrólitos e podem mascarar efeitos dadesidratação.
A nutricionista Gleica Alves Peixoto diz que os foliõesdevem ficar atentos a sinais de desidratação: “Cefaleia [dor de cabeça],astenia [fraqueza], sudorese excessiva e boca seca são alguns sintomas quemostram que já passou da hora de se reidratar”.
Para facilitar o acesso da população à água no Carnaval,durante todos os dias da festa, o folião terá à sua disposição, gratuitamente,bebedouros abastecidos pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), quedisponibilizará cinco ilhas de hidratação ao longo dos três circuitos doCarnaval. A ação visa atender cerca de 1 milhão de pessoas durante os dias defolia.
Os pontos estarão no Porto da Barra, Morro do Cristo, Morrodo Gato, Campo Grande e Terreiro de Jesus (Pelourinho). Além disso, haverádistribuição volante de copos de água entre as passagens dos trios no circuitoBarra/Ondina. A operação contará com mais de 100 trabalhadores atuando emdiferentes turnos.
Caruaru - PE Trupe Pernambuco Meu País leva cortejo cultural às ruas de Caruaru nesta quinta-feira (27/08)
Caruaru - PE Acerola e tangerina Ponkan lideram queda de preços na Ceaca
Caruaru - PE Prefeitura de Caruaru empossa 20 novos membros do Comitê das Crianças
Caruaru - PE Ponte da Saldanha da Gama receberá nome de radialista José Almeida, em homenagem ao comunicador caruaruense
Caruaru - PE AMC divulga planejamento de mobilidade urbana para a realização do Festival Pernambuco Meu País em Caruaru
Caruaru - PE Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e Prefeitura de Caruaru realizam seminário para fortalecer rede de proteção Mín. 19° Máx. 36°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 20° Máx. 34°
Tempo limpo