Bahia Governador

Governador da Bahia inaugura escola modernizada, amplia sistema de água e autoriza hospital universitário

Governador da Bahia inaugura escola modernizada, amplia sistema de água e autoriza hospital universitário

01/04/2025 14h30 Atualizada há 1 ano atrás
Por:
Governador da Bahia inaugura escola modernizada, amplia sistema de água e autoriza hospital universitário

O governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues,confirmou presença em Paulo Afonso nesta sexta-feira (04) para uma agendafocada em obras estratégicas. Originalmente, o cronograma incluía uma visita a Glóriana quinta-feira (03), mas o plano foi revisado nesta quarta-feira (01),mantendo apenas o compromisso em Paulo Afonso. 

Importância do HUPA para a região 

A construção do Hospital Universitário de Paulo Afonso(HUPA), que será administrado pela Universidade do Vale do São Francisco(UNIVASF), representa um marco para a saúde pública no sertão. Além de ampliaro acesso a serviços especializados (como cirurgias de média complexidade,maternidade e oncologia), o HUPA integrará ensino, pesquisa e extensão,formando profissionais qualificados para atender demandas locais. A parceriacom a UNIVASF garantirá inovação tecnológica e gestão eficiente, reduzindo anecessidade de deslocamento de pacientes para Salvador ou Aracaju. Estima-seque o hospital atenderá diretamente 15 municípios baianos e 3 de Sergipe,impactando mais de 500 mil pessoas. 

Legado de investimentos: Jerônimo, Rui Costa e Jaques Wagnerem Paulo Afonso 

A atuação de Jerônimo Rodrigues reforça um legado deinvestimentos em Paulo Afonso iniciado por gestões anteriores. Seu antecessor, RuiCosta, foi responsável por viabilizar a primeira etapa do SIAA em 2020,garantindo água para 5 mil famílias, e por impulsionar a duplicação da BA-210,obra essencial para o escoamento da produção agrícola regional. Já JaquesWagner, governador entre 2007 e 2014, modernizou a Chesf Paulo Afonso eimplantou o Programa Chapéu de Palha, gerando empregos na agricultura familiar.Agora, Jerônimo dá continuidade a essa agenda histórica, alinhando educação,infraestrutura e saúde – pilares que consolidam a cidade como polo estratégicopara o desenvolvimento do sertão. 

- HUPA: O hospital terá 150 leitos, sendo 30 de UTI, epriorizará atendimento ao SUS. 

- UNIVASF: A universidade já atua na região com cursos demedicina e enfermagem, o que facilitará a integração acadêmica. 

- Rui Costa: Investiu R$ 40 milhões no SIAA em suagestão. 

- Jaques Wagner: Ampliou a malha viária do município em 45km durante seus mandatos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários