Bahia Sede

Sede da Hemoba atenderá doadores no feriado do Dia do Trabalhador

Sede da Hemoba atenderá doadores no feriado do Dia do Trabalhador

29/04/2025 18h08 Atualizada há 1 ano atrás
Por:
Sede da Hemoba atenderá doadores no feriado do Dia do Trabalhador

CamilaSouza
No primeiro de maio, feriado do Dia do Trabalhador, a Hemobaatenderá os doadores, das 7h30 às 16h30, no Hemocentro Coordenador (AvenidaVasco da Gama), em Salvador. As demais unidades da capital baiana e do interiordo estado estarão fechadas e abrirão normalmente na sexta-feira (02), exceto aUnidade de Feira de Santana, por causa da Micareta na cidade. O funcionamentono feriado será uma oportunidade para que as pessoas possam exercitar o atocidadão e solidário da doação de sangue e do cadastro de medula óssea.

Unidades de atendimento – Nos dias 2 e 3 de maio, a unidademóvel de coleta (hemóvel) estará na Igreja Vida Plena, em Simões Filho, das 8hàs 16h, com uma hora de intervalo para o almoço. Em Salvador, o PostoItinerante da Hemoba permanece no Shopping Bela Vista, atendendo de 9h às 18h.As unidades fixas funcionam com o seguinte horário: Hemocentro Coordenador(sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aossábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30;Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba:http://hemoba.ba.gov.br/.

Critérios para doação - Para doar sangue, o candidato temque estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ouresponsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doadoanteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não teringerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado porpelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimoseis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentosgordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento. Para doar, énecessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial eválido em todo o território nacional.

Cadastro de medula óssea - Para se tornar um doador demedula óssea é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estadogeral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentardoença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.Nas unidades da Hemoba, o voluntário preencherá um formulário com dadospessoais e realizará a coleta de uma amostra de sangue com 5 ml para testes decompatibilidade. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenadosno REDOME.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários