A coordenadora das ações do Programa Água para Todos na CAR,Kamilla Ferreira, explica que a formação é completa, envolvendo teoria eprática. “Um pedreiro mais experiente, que é o instrutor, ensina passo a passo,fazer a placa, colocar os caibros, fazer o reboco, acertar o traço da massa. Oaprendiz constrói três cisternas com a supervisão do instrutor e, ao final,está apto a trabalhar na área. É um curso que muda vidas, porque deixa umlegado para a comunidade e cria novas oportunidades de renda”.
Além de ampliar a capacidade das comunidades em manter eexpandir a infraestrutura hídrica, o curso abre portas para quem busca novasformas de trabalho. É o caso de Josevan Carneiro, morador do distrito deItatiaia, em São José, que viu na formação uma chance de empreender. “Estecurso foi muito importante para nós que não sabíamos construir cisternas decalçadão. Aprendi e agora já tenho como ganhar dinheiro com as construções danossa região. Esse projeto é fundamental, não só para as famílias, mas tambémpara nós, pedreiros.”
Com a iniciativa, as comunidades rurais passam a contar comprofissionais capacitados para construir e manter as cisternas, garantindo maissegurança hídrica e sustentabilidade produtiva. Para quem participa, é aoportunidade de aprender um ofício, gerar renda e contribuir diretamente paramelhorar a vida das famílias do meio rural.
Eleições Prefeitos da Bahia entram em guerra pelo voto em Lula
ALBA PT atropela oposição e toma conta da ALBA
Política O interior explode nas urnas com o Brasil profundo que vira o jogo
Bahia Bahia vermelha com Lula dominando 413 municípios
Eleições Rui diz que Bahia não pode perder oportunidade de seguir de mãos dadas com Lula
Bahia Jerônimo é aprovado por 57% dos baianos, diz Quaest Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 37°
Tempo limpo