Bahia Minha

Minha Casa Minha Vida acelera na Bahia

Minha Casa Minha Vida acelera na Bahia

01/09/2025 09h54 Atualizada há 1 ano atrás
Por:
Minha Casa Minha Vida acelera na Bahia

O som de betoneiras e martelos voltou a ecoar em dezenas demunicípios baianos. Nesta semana, o governo federal autorizou a construção de 3.401novas unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, consolidando aBahia como um dos motores da política habitacional do país.

O anúncio foi feito pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa,durante agenda em Feira de Santana na manhã de hoje (01). Segundo ele, oprograma vive um momento histórico, das 2 milhões de unidades prometidas pelopresidente Luiz Inácio Lula da Silva até o fim do mandato, 1,7 milhão já foramcontratadas, e a expectativa é ultrapassar 3 milhões até dezembro de 2026. “Nãoé só meta cumprida, é meta superada. É casa para quem precisa e dignidade paraquem sonhou por anos com um lar”, afirmou.

Na Bahia, o impacto é visível. Das unidades já contratadas, 1,4milhão foram entregues e cerca de 400 mil estão em construção. O governofederal também abriu inscrições para novas propostas nas modalidades FAR (Fundode Arrendamento Residencial), entidades urbanas, entidades rurais e até para a classemédia, com renda de até R$ 12 mil. A nova metodologia prioriza quem chegaprimeiro com projeto pronto, eliminando etapas burocráticas que antes atrasavamobras.

Para o governador Jerônimo Rodrigues, a retomada do programaé também um motor econômico, “Cada casa construída significa emprego, renda eesperança. É a construção civil puxando a economia e mudando vidas”.

Além de atender famílias de baixa renda, o Minha Casa MinhaVida agora contempla faixas de financiamento subsidiado e crédito para a classemédia, ampliando o alcance da política habitacional. O governo federal estuda,ainda, liberar novos bilhões para acelerar obras, em parceria com o Ministérioda Fazenda e o Banco Central.

Enquanto isso, em bairros e povoados, famílias já começam aimaginar o dia da mudança. Para elas, não é apenas concreto e telha, é oendereço onde histórias vão começar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários