Logo na abertura do pronunciamento, Otto Filho disse nãoacreditar “em foguete que não decola perto do mar”; em outras palavras,relembrou que as raízes políticas locais e a identificação com pautas sociaispermaneceram do lado do governador Jerônimo, cuja popularidade atingiu novospatamares após programas de infraestrutura e inclusão social. O recado nãopoupa Tarcísio, trata-se de um adversário sem lastro popular suficiente paraenfrentar o PT em solo baiano, e a direita corre o risco de oferecer umpresente de campanha ao petista.
Enquanto isso, nos corredores do Palácio de Ondina,assessores do governador celebram discretamente a trapalhada. Dizem que adesunião na chamada “terceira via” reforça a narrativa de Jerônimo como gestorsólido e articulador capaz de manter a coesão interna do seu grupo. Eaproveitam para intensificar a comunicação sobre obras de abastecimento de águae o programa de geração de renda já em execução, projetando uma imagem deestabilidade em contraponto à instabilidade da oposição.
O gesto de Otto Filho também reacende o debate sobre ofuturo político de Tarcísio no país. Questionamentos sobre sua permanência noministério e seu efetivo compromisso com a Bahia ganharam espaço até mesmo emrodas de influenciadores digitais que trafegam entre Salvador e Brasília. Afalha estratégica pode custar caro, além de corroer alianças regionais, trazrisco de desmobilizar cabos eleitorais que sonhavam em surfar na popularidadedo Governo Federal.
Esse “tiro amigo” evidencia, mais uma vez, a capacidade deJerônimo Rodrigues de transformar crises alheias em oportunidades. Fortalecidopor índices de aprovação em alta e pela articulação de bases rurais e urbanas,o governador tem diante de si o cenário ideal para consolidar o PT comoprincipal poder na Bahia, reduzindo o espaço para aventureiros de última hora.
A política baiana assiste, atônita, ao espetáculo de umadireita em queda livre, e ao mesmo tempo celebra um PT unido, preparado eseguro de que, se os adversários derem um passo em falso, Jerônimo estarápronto para ocupar cada centímetro do terreno deixado vago.
Eleições Rui diz que Bahia não pode perder oportunidade de seguir de mãos dadas com Lula
Bahia Jerônimo é aprovado por 57% dos baianos, diz Quaest
Bahia Jerônimo dispara e deixa rivais na poeira
Bahia Jerônimo turbina plano “Bahia pela paz”
Eleições Jerônimo bate 51% e cala oposição
Debates Neto se enrola e Jerônimo mostra obras Mín. 24° Máx. 37°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 34°
Tempo limpo