Geral Deputados

Deputados querem morder a Constituição pra escapar do STF

Deputados querem morder a Constituição pra escapar do STF

19/09/2025 08h36 Atualizada há 11 meses atrás
Por:
Deputados querem morder a Constituição pra escapar do STF

Nos corredores acarpetados do Congresso, o burburinho é maisalto que o tilintar das xícaras de café. Deputados e senadores articulam, aportas semiabertas, a chamada PEC da Blindagem, uma proposta que, na prática,limitaria o alcance do Supremo Tribunal Federal sobre parlamentares.

O texto, ainda em fase de costura, prevê que decisões do STFcontra membros do Legislativo precisem de aval prévio da própria Casa.Traduzindo, antes de um ministro do Supremo mandar prender, afastar ouinvestigar um deputado, teria de pedir “licença” ao plenário.

Nos bastidores, líderes partidários falam em “respostainstitucional” a decisões recentes do STF que atingiram figuras influentes doCongresso. A proposta ganhou fôlego depois que investigações sobre corrupção eparticipação em atos antidemocráticos avançaram sobre parlamentares de altoescalão.

O Planalto acompanha com cautela. Embora oficialmenteneutro, o governo teme que a PEC seja vista como pacto de impunidade e desgastea imagem do país no exterior.

Se aprovada, a medida mudaria o jogo político, o Supremoperderia parte de seu poder de reação imediata, e o Legislativo passaria a tera chave da própria algema.

No plenário, o clima é de urgência, e de autopreservação.Afinal, como disse um deputado veterano, em tom de brincadeira que não soou tãoengraçada assim, “quem tem rabo preso, precisa de um bom colete… e agora, deuma boa PEC.”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários