Bahia Unidade

Unidade de Beneficiamento de Frutas fortalece agricultura familiar em Rio Real

Unidade de Beneficiamento de Frutas fortalece agricultura familiar em Rio Real

30/09/2025 08h21 Atualizada há 11 meses atrás
Por:
Unidade de Beneficiamento de Frutas fortalece agricultura familiar em Rio Real

A agricultura familiar do Litoral Norte da Bahia ganhou umreforço estratégico com a inauguração da Unidade de Beneficiamento de Frutas daCooperativa Agropecuária do Litoral Norte da Bahia (Coopealnor), em Rio Real. Oequipamento, entregue pelo Governo do Estado, por meio da Companhia deDesenvolvimento e Ação Regional (CAR), recebeu investimento superior a R$ 4,3milhões, destinados à construção do galpão, aquisição de máquinas, equipamentose infraestrutura de armazenamento e logística.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou arelevância da iniciativa. “Essa unidade vai muito além da estrutura física. Elarepresenta renda, dignidade e futuro para os agricultores familiares da região.O Governo tem dado todo o apoio, inclusive na gestão desse equipamento,garantindo que a agricultura familiar do Litoral Norte possa crescer ainda maise conquistar novos mercados. Rio Real mostra que está pronta para levar suaprodução para o Brasil e para o mundo”.

Para o presidente da Coopealnor, Nelson Borges, o momento éde otimismo.

“A nossa expectativa é de crescimento. Essa unidade vaipermitir processar mais frutas, alcançar novos mercados e, com isso, gerar maisrenda para os produtores e para a própria cooperativa. Todo mundo sai ganhando:agricultores, cooperados e a economia local”.

O tesoureiro da cooperativa, Domingos Cardoso, reforçou ocaráter transformador da iniciativa. “Esse é um sonho que começa a seconcretizar. Aqui, o pequeno produtor rural tem onde entregar sua produção comsegurança e preço justo. É geração de emprego, renda e a possibilidade de mudarde vida no campo. Isso é desenvolvimento para Rio Real e toda a região”.

Já o agricultor familiar José Alves, que entrega suaprodução à cooperativa, não escondeu a emoção. “A cooperativa é essencial paratodos nós da redondeza. Agora temos a certeza de que nossa produção tem destinocerto. É bom demais poder plantar sabendo que vamos ter onde vender, sematravessador, com preço justo e valorização do nosso trabalho”.

Transformação pela agricultura familiar

Com a nova unidade, a Coopealnor amplia sua capacidade deatender aos mercados interno e externo, incluindo a produção orgânica ecertificada pelo selo fair trade. Além de fortalecer a base produtiva, acooperativa aposta no empoderamento das mulheres, na participação dos jovens ena diversificação da produção, consolidando-se como referência no setor.

Foto: André Frutuôso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários