A vaga surgiu com a decisão de Barroso de se retirar antesde completar 75 anos, idade limite prevista pela Constituição. Entre os nomescogitados estava o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente do Senado,apoiado por Davi Alcolumbre (União-AP). Lula optou por Jorge Messias, advogadocom trajetória ligada ao PT e ao governo federal, que já atuou com DilmaRousseff, Aloizio Mercadante e atualmente exerce a função de advogado-geral daUnião.
Jaques Wagner reconheceu que havia expectativa em torno daindicação de Pacheco, mas reforçou que a Constituição estabelece que a escolhacabe exclusivamente ao presidente da República.
“Eu estou muito tranquilo. Quando o presidente Bolsonaroindicou André Mendonça e Cássio Nunes Marques, trabalhei para que a bancada doPT reconhecesse a prerrogativa presidencial. Espero ter a mesma reciprocidadeagora com Jorge Messias”, afirmou.
O senador disse ainda que seu papel é de pacificador: “Ademocracia é feita para o diálogo. O Brasil precisa de paz para prosperar”.
A escolha de Messias gerou desconforto entre aliados dePacheco e Alcolumbre, mas Wagner minimizou o impacto, classificando como“natural” a disputa política. Segundo ele, “há tensão, mas depois a poeirabaixa”, reforçando que governo e oposição devem conviver dentro das regrasdemocráticas.
Desde a redemocratização, todos os presidentes exerceram aprerrogativa de indicar ministros ao Supremo. Fernando Henrique Cardoso, Lula,Michel Temer e Jair Bolsonaro fizeram suas escolhas, que foram submetidas aocrivo do Senado. A indicação de Jorge Messias segue esse mesmo ritoinstitucional.
A indicação será analisada pela Comissão de Constituição eJustiça (CCJ) do Senado, presidida por Davi Alcolumbre, onde ocorrerá asabatina de Messias. Após aprovação na comissão, o nome será submetido aoplenário.
Caso seja confirmado, Messias assumirá a vaga deixada porBarroso, reforçando a composição do STF em um momento de debates intensos sobretemas políticos e econômicos.
Caruaru - PE Construção da Ponte da Saldanha da Gama vai solucionar problema histórico no Centro de Caruaru
Caruaru - PE Prefeitura de Caruaru promove dois dias de adoção responsável com o projeto Meu Amigão
Caruaru - PE 3ª edição do Festival Pernambuco Meu País encerra em Caruaru e deve movimentar mais de R$ 19,2 milhões no município
Caruaru - PE Iniciativa da Prefeitura de Caruaru garante reforço na iluminação de trecho estratégico da BR-104
Caruaru - PE Prefeitura de Caruaru oferta 125 vagas gratuitas em cursos de capacitação para empreendedores locais
Caruaru - PE Prefeito Rodrigo Pinheiro dá início à regularização fundiária que vai garantir escrituras gratuitas para mais de 500 famílias da Vila Padre Inácio Mín. 19° Máx. 36°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 20° Máx. 34°
Tempo limpo