Bahia Hemoba

Hemoba promove campanha para ampliar doações de plaquetas

Hemoba promove campanha para ampliar doações de plaquetas

12/12/2025 11h29 Atualizada há 9 meses atrás
Por:
Hemoba promove campanha para ampliar doações de plaquetas

Com os estoques de plaquetas em nível crítico, a FundaçãoHemoba lançou uma campanha para ampliar as doações e incentivar a população ase tornar doadora regular desse hemocomponente, que possui validade de apenascinco dias. A transfusão de plaquetas é indispensável para pacientes emtratamento contra leucemias e outros tipos de câncer, pessoas submetidas atransplante de medula óssea, cirurgias cardíacas, além de vítimas de traumas equeimaduras, entre outras situações que exigem suporte transfusional imediato.

“A Hemoba tem atuado para atender a demanda das unidadeshospitalares e garantir a continuidade dos tratamentos que necessitam deplaquetas. No entanto, a colaboração dos doadores é essencial para mantermos oestoque seguro. Como as plaquetas têm validade muito curta, a doação regular éindispensável. Cada doação tem impacto imediato na vida de quem precisa”,destacou Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da instituição.

A solidariedade foi o que motivou o estudante MarcieloMoreno, 25 anos, a se tornar doador regular de plaquetas. “Saber que, em umasimples hora em que fico reclinado em uma poltrona, abrindo e fechando a mão,lendo um livro ou ouvindo música, posso ajudar outro ser humano”, relatou.Acostumado a doar a cada 15 dias, ele afirma ter um sentimento de missãocumprida: “O sentimento de satisfação por ter realizado uma ação que, aprincípio, só vai ter impacto positivo na vida de outra pessoa, de que faço partedessa comunidade e estou ajudando de alguma forma, o mínimo que seja",concluiu.

A coleta por aférese é realizada com um equipamento quesepara apenas as plaquetas, enquanto os demais componentes retornam aoorganismo por meio de um circuito descartável, sem contato direto com amáquina. Na Hemoba, o procedimento está disponível no Hemocentro Coordenador,em Salvador, e na Unidade de Coleta e Transfusão de Juazeiro.

Para doar plaquetas, é necessário atender aos mesmoscritérios da doação de sangue, ter realizado ao menos uma doação sanguínea nosúltimos 12 meses, possuir veias adequadas (avaliadas pela equipe deenfermagem), não ter ingerido medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico(AAS) ou anti-inflamatórios nos cinco (5) dias anteriores e pesar no mínimo 60kg. No caso das mulheres, apenas aquelas que tiveram até uma gestação podemrealizar o procedimento. A quantidade coletada é definida conforme peso, alturae contagem prévia de plaquetas, verificada em hemograma.

O processo dura entre 60 e 90 minutos e pode ser repetidoapós 48 horas. Cada doador pode realizar até quatro doações mensais e 24 porano. A aférese reúne de seis a oito vezes mais plaquetas do que uma doaçãoconvencional, sem prejuízo à saúde. A reposição pelo organismo é rápida e todoo procedimento é acompanhado por uma enfermeira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários