Enquanto as chuvas causam estragos em diversas cidades donorte da Bahia, como Cícero Dantas, Cipó e Santa Brígida, em Paulo Afonso o céupermanece encoberto, criando um clima em que muitos preferem permanecer emcasa. Foi justamente em casa, logo pela manhã, que recebi a dolorosa notícia deque o amigo Fernando Montalvão faleceu na noite de ontem (25). Uma notícia quetrouxe ainda mais silêncio às ruas já vazias e um profundo sentimento de perda.
Com mais de 50 anos dedicados à advocacia, exerceu suaprofissão com ética, competência e serenidade, atuando não apenas em PauloAfonso, mas também em Jeremoabo e outras cidades baianas. Sua trajetória foireconhecida pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Bahia (OAB-BA), que lheconcedeu a Comenda Barachísio Lisboa, uma das mais altas honrarias dainstituição, em reconhecimento à sua contribuição para a justiça e para aadvocacia baiana.
Montalvão foi, sem dúvida, um dos maiores advogados que acidade conheceu. Agora, com sua partida, que Deus o acolha com carinho. Caberáaos filhos dar continuidade ao trabalho que ele construiu com tanta dedicação.
Recordo-me do ano de 1986, quando, assim como eu, ele fezparte do Governo que transformou Paulo Afonso. Montalvão esteve à frente daProcuradoria do Município quando Zé Ivaldo foi eleito prefeito em 1985.Participou ativamente da campanha e contribuiu de forma decisiva na conduçãodos trabalhos. Até os dias atuais, permanecia um amigo querido, nossasconversas, sempre que nos encontrávamos, giravam em torno da política, tanto aatual quanto as histórias que já tínhamos vivido.
Foram inúmeras as vezes em que, junto a outros companheirosde luta, nos reunimos em seus escritórios para discutir a situação de PauloAfonso, da Bahia e do Brasil. Mas havia algo que Montalvão apreciavaespecialmente, era contar histórias da advocacia. Era visível o quanto amavasua profissão, sobretudo quando relatava processos em que atuou, descrevendocomo conseguia convencer jurados e juízes com sua inteligência e astúcia.
Durante um período, Montalvão foi colunista do Blog DimasRoque. Lembro-me de uma ocasião em que, após eu publicar uma matéria sobrecrime, ele me ligou e disse, “esse assunto não é para o Blog, seu público nãoquer ler sobre isso.” E, ao perceber que estava certo, prontamente o atendi.
Montalvão deixa um legado na advocacia baiana, mas, acima detudo, deixa um vazio imenso entre familiares e amigos. Que Deus o receba commuito carinho.
Montalvão, Presente!
![]() |
| Foto da posse em 1985 |
Caruaru - PE Construção da Ponte da Saldanha da Gama vai solucionar problema histórico no Centro de Caruaru
Caruaru - PE Prefeitura de Caruaru promove dois dias de adoção responsável com o projeto Meu Amigão
Caruaru - PE 3ª edição do Festival Pernambuco Meu País encerra em Caruaru e deve movimentar mais de R$ 19,2 milhões no município
Caruaru - PE Iniciativa da Prefeitura de Caruaru garante reforço na iluminação de trecho estratégico da BR-104
Caruaru - PE Prefeitura de Caruaru oferta 125 vagas gratuitas em cursos de capacitação para empreendedores locais
Caruaru - PE Prefeito Rodrigo Pinheiro dá início à regularização fundiária que vai garantir escrituras gratuitas para mais de 500 famílias da Vila Padre Inácio Mín. 19° Máx. 36°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 20° Máx. 34°
Tempo limpo