As ações preventivas de combate aos crimes contra mulheres têm surtido efeitos positivos em Alagoas. O estado está há mais de dois meses sem registrar feminicídios e Maceió há exatos 100 dias sem casos.
Os dados são do Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria da Segurança Pública (Neac/SSP-AL), que identificou 98 cidades, além da capital, sem crimes desta natureza. O último feminicídio registrado no estado foi em Igreja Nova, há 77 dias.
Já em Maceió, o último caso ocorreu no bairro do Clima Bom, em 28 de fevereiro, quando Andressa Vanderlei foi morta na frente dos filhos. No último domingo (7), o autor do crime foi preso pela Polícia Militar. Erick Luan foi localizado pelo 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) após uma denúncia anônima, dando assim cumprimento a mandado prisão em desfavor dele.

O secretário da Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva, enalteceu os esforços empregados pelas forças de segurança e o apoio da população contra a criminalidade.
“Temos atuado de forma integrada para mudar comportamentos e valores, combatendo assim o índice de violência contra a mulher. Temos realizado campanhas educativas, operações com diversas prisões e fechado o cerco contra esse ódio às mulheres. Essa é uma violência que às vezes inicia de forma silenciosa, bem ao lado da vítima, que por ora não consegue identificar ou até mesmo enfrentar sozinha. Por isso, o apoio dos vizinhos, familiares, ter uma rede de apoio é fundamental para construirmos um mundo ainda mais seguro para o público feminino”, afirmou Flávio.
A chefe de Políticas de Segurança da Mulher, coronel Camila Paiva, enfatiza os investimentos feitos no eixo de enfrentamento à violência contra a mulher, inclusive com o apoio do Governo Federal.

“O governo Paulo Dantas inaugurou o Núcleo de Atendimento à Mulher fica aberto 24 horas por dia, reforçou o atendimento das Salas Lilases com um cuidado especializado, interiorizou a Patrulha Maria da Penha, inaugurou a Cabine Lilás, criou o Plano Estadual de Combate à Violência Contra a Mulher, com diretrizes para o enfrentamento e redução da violência de gênero em todo o estado pelos próximos dez anos, e em breve entregará o Cisp da Mulher, que vai agregar um serviço ainda mais especializado na parte alta de Maceió. Além disso, a SSP desenvolve o Pronta, que valoriza o empoderamento feminino por meio de estratégias e técnicas que ajudem na autodefesa”, frisou.



Bahia Governo do Estado promove ações de saúde, autocuidado e bem-estar para mulheres do Subúrbio de Salvador
Bahia Gratuidade no transporte facilita deslocamento de eleitores para o segundo turno na Bahia
Bahia Operação Vai e Vota garante direito ao transporte e registra mais de 46 mil passagens emitidas na Bahia
Caruaru - PE Nota Informativa – Feiras livres de bairro terão mudanças no funcionamento em virtude do segundo turno das eleições
Alagoas Hospital Geraldo do Estado faz três captações de órgãos em 24 horas
Caruaru - PE Prefeito Rodrigo Pinheiro e a governadora Raquel Lyra entregam primeira areninha esportiva de Caruaru em parceria com o Governo de Pernambuco Mín. 21° Máx. 39°
Mín. 23° Máx. 40°
Chuvas esparsasMín. 25° Máx. 40°
Tempo nublado