Ex-governador comparou os dois períodos em que esteve à frente do Estado e destacou que a Bahia lidera os investimentos em saúde e possui a segunda maior rede estadual de hospitais do país
Ao participar da inauguração do Hospital Estadual do Litoral Norte, em Alagoinhas, nesta quarta-feira (1º), o pré-candidato ao Senado pelo PT, Rui Costa, comparou os dois períodos em que governou a Bahia e afirmou que a diferença entre eles foi a relação com o Governo Federal.
Segundo o ex-governador, entre 2016 e 2022 o Estado enfrentou dificuldades para ampliar a rede de saúde por não contar com apoio da União, enquanto, hoje, a parceria com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva permite acelerar investimentos e ampliar a oferta de serviços.
"Eu governei em um momento difícil. Em 2016, caçaram a Dilma. E eu governei tendo gente na Presidência que não gostava da Bahia, que não gostava do Nordeste, que não gostava de gente pobre", afirmou. Rui lembrou que, durante a pandemia, o Governo da Bahia precisou recorrer à Justiça para garantir o repasse de recursos destinados às UTIs abertas pelo Estado.
Ao defender a comparação entre os diferentes modelos de gestão, Rui afirmou que a Bahia consolidou a maior aplicação proporcional de recursos próprios em saúde entre os estados brasileiros, com 15,6% do orçamento, e hoje possui a segunda maior rede estadual de hospitais do país, atrás apenas de São Paulo.
Segundo ele, o momento atual, sob a gestão do governador Jerônimo Rodrigues, é marcado pela ampliação dessa estrutura, com novos hospitais em construção em parceria entre os governos estadual e federal. "Governar é cuidar de quem mais precisa. Quem tem compromisso coloca compromisso no orçamento", declarou.
A inauguração do Hospital Estadual Litoral Norte, com presença do presidente Lula e do governador Jerônimo, também conta a participação dos senadores Jaques Wagner e Otto Alencar, além de ministros e secretários de Estado, entre outras lideranças políticas regionais e nacionais.
Eleições Prefeitos da Bahia entram em guerra pelo voto em Lula
ALBA PT atropela oposição e toma conta da ALBA
Política O interior explode nas urnas com o Brasil profundo que vira o jogo
Bahia Bahia vermelha com Lula dominando 413 municípios
Eleições Rui diz que Bahia não pode perder oportunidade de seguir de mãos dadas com Lula
Bahia Jerônimo é aprovado por 57% dos baianos, diz Quaest Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 37°
Tempo limpo