O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim) e do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e Defesa Social (Ceosp), promoveu reunião com representantes do alto comando da Polícia Militar da Bahia e das Centrais de Flagrantes de Salvador e da Região Metropolitana de Salvador (RMS) para fortalecer o diálogo institucional e alinhar boas práticas relacionadas à formalização das prisões em flagrante. Durante a reunião foram discutidos procedimentos relacionados à formalização das prisões em flagrante, desde a abordagem policial até a realização da audiência de custódia.
O coordenador do Ceosp, promotor de Justiça Hugo Casciano, ressaltou a importância do diálogo permanente entre as instituições. “O alinhamento contínuo entre o Ministério Público, Polícia Militar e Polícia Civil tem contribuído para qualificar cada vez mais o trabalho conjunto de investigação e persecução penal no estado”, afirmou. A reunião integra uma série de iniciativas desenvolvidas pelo Caocrim e pelo Ceosp para fortalecer a articulação entre os órgãos de segurança pública e de justiça, com foco no aperfeiçoamento dos fluxos de trabalho relacionados à investigação criminal e à responsabilização penal.
Entre os temas abordados estiveram a utilização das câmeras corporais, atualmente em avançado estágio de implantação pela Polícia Militar da Bahia, e a preservação da cadeia de custódia de provas e vestígios, fortalecida desde 2022 por meio de protocolo específico e de capacitações que já alcançaram quase todo o efetivo operacional da corporação.
Também participaram do encontro promotores de Justiça Adalto Araujo, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim); Igor Miranda, do Grupo Especializado em Segurança Pública (Geosp); Carolina Cunha da Hora; Suzilene Maria Ribeiro; Anna Kristina Santos; Ana Paula Limoeiro; e Anna Karina Omena. Representando a Polícia Militar estiveram o comandante do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM), coronel Paulo Sérgio Simões Ribeiro; o corregedor-chefe da PMBA, coronel Delmo Santana; e o ouvidor da corporação, coronel José Luís Santos Silva; além da coordenadora da Central de Flagrantes de Salvador, delegada Francineide Moura Oliveira; a coordenadora da Central de Flagrantes da RMS, delegada Aymara Bandeira; e José Fernando Santos, do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom).
Eleições ACM Neto acuado com o império liberal em crise
Eleições Governador arma estratégia para virar jogo eleitoral
Teixeira de Freitas Plenária em Teixeira de Freitas vira show de força do PT
Eleições Democracia sob ataque digital e TRE declarando guerra contra DeepFake
Eleições Rui Costa detona e carimba ACM Neto como bolsonarista
POLÍTICA Tassio Brito mete bronca e desafia oposição no TRE-BA Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 33°
Tempo limpo