O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quinta-feira (27) o envio de tropas federais para garantir a segurança do primeiro turno das eleições de outubro em cinco estados.
As tropas das Forças Armadas serão enviadas para municípios de Tocantins, Piauí, Ceará, Acre e Rio de Janeiro. Quais e quantos municípios receberão os reforços ainda não foi informado pelo TSE
O envio contou com aval dos governos estaduais e foi solicitado pelos tribunais regionais eleitorais (TREs).
A requisição de tropas ocorre quando um município informa à Justiça Eleitoral que não tem capacidade de garantir a normalidade do pleito com o efetivo policial local. Cabe ao Ministério da Defesa realizar a logística da operação.
O primeiro turno será no dia 4 de outubro , quando serão escolhidos deputados federais, estaduais, distritais, governadores, senadores e o presidente da República.
O segundo turno está marcado para o dia 25 e pode ocorrer na disputa para os cargos de governador e presidente da República.
Os eleitores voltarão às urnas se nenhum dos candidatos obtiver mais de 50% dos votos válidos, excluindo brancos e nulos, no primeiro turno.
De acordo com o TSE, 158 milhões eleitores estarão aptos a exercerem o direito de votar.
Política Exames do presidente Lula estão dentro da normalidade, diz boletim
Política Entenda a diferença entre o voto proporcional e o voto distrital misto
Política Lula garante que programas sociais serão mantidos
Política Violência política: Disque 100 recebeu 189 denúncias durante eleição
Política Aluno é ameaçado de morte no DF por opção política
Política Vieira encontra Rubio nos EUA após vitória de Lula e fuga de Flávio Mín. 24° Máx. 38°
Mín. 21° Máx. 39°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 39°
Tempo limpo