O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, realizou no sábado (10) a 11ª captação múltipla de órgãos e tecidos para transplante da unidade. Foram captados um fígado, dois rins e duas córneas. O fígado, um dos rins e as duas córneas foram destinados a Alagoas, enquanto o outro rim seguiu para Santa Catarina.
A doadora foi uma mulher de 57 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que estava internada na Unidade de AVC do HEA. Após a confirmação da morte encefálica, seguindo o protocolo estabelecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a família disse sim à doação.
A diretora-geral do Hospital de Emergência do Agreste, Bárbara Albuquerque, destacou a importância da decisão familiar para os pacientes que aguardavam na lista de transplantes. “Ficamos muito felizes com a decisão da família de autorizar a doação de órgãos e tecidos. Mesmo em um momento de tanta dor, esse gesto permite que outras pessoas tenham a oportunidade de recuperar a saúde e conquistar mais qualidade de vida”, afirmou Bárbara Albuquerque.
A captação contou com a atuação de profissionais da Organização de Procura de Órgãos (OPO), vinculada à Central de Transplantes de Alagoas, e da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital de Emergência do Agreste.
Alagoas Procon Alagoas apresenta balanço de fiscalizações e pesquisas de preços
Alagoas Circuito Penedo de Cinema divulga lista dos filmes selecionados para as quatro mostras da edição 2026
Caruaru - PE Da cidade à zona rural, Prefeitura de Caruaru mantém varrição contínua
Alagoas Sesau abre inscrições de projetos para a X Mostra das Ações da Política Nacional de Humanização em Alagoas
Alagoas Hospital de Emergência do Agreste registra 599 atendimentos durante o feriadão de Nossa Senhora Aparecida
Alagoas Circuito Penedo de Cinema abre inscrições para Mostra Cineclubista Mín. 19° Máx. 36°
Mín. 19° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 20° Máx. 39°
Tempo limpo