Carta ao companheiro Dimas Roque,
Paulo Afonso, 08 de março de 2010.
Companheiro Dimas Roque,
Se a memória não me trai te conheci em 1979, há pouco mais de trinta anos, nessa época eu ainda estudava no Recife, estávamos preparando a FECUPA (Feira Cultural de Paulo Afonso), ali começamos uma amizade que dura até hoje.
Começávamos também, e não tínhamos noção disso, a mudar os destinos da nossa cidade, que até então vivia, como diria o saudoso chesfiano Inácio da Catingueira, debaixo do pé do Boi. Éramos pouco, no começo: você, Zé Ivaldo, Jason, Marcos Edilson, Nivaldo Lopes e eu. No processo muitos outros companheiros e companheiras se juntaram a nós, e como não me lembro de todos não vou citá-los para não cometer injustiças.
Foram muitas lutas, boas brigas, lutamos por tanta coisa, realizamos tantos eventos, fundamos várias entidades, apoiamos o nascimento de tantas outras. Enfrentamos a Chesf, Lutamos contra a Embasa, desafiamos a Prefeitura. Sacudimos a cidade social, política e culturalmente.
Fomos perseguidos, na escola, no trabalho, alguns de nós até em casa. Fomos até ameaçados. Ganhamos uma eleição, fizemos um governo que quebrou paradigmas e deixou um enorme legado para a cidade, que muita gente ainda não reconhece, alguns até fazem questão de esconder.
Mas companheiro, nesses 30 anos, a maior parte deles na oposição, enfrentamos muita gente poderosa, combatemos muitos interesses, muitos deles interesses escusos.
Interesses como o dessa gente que hoje ameaçam a tua vida. Gente que fala em democracia da boca pra fora, mas que não passa de ditador quando ocupa o poder, gente que vive de sugar o dinheiro publico, que tem tudo a esconder, que não pode ser transparente, que acusa seus adversários de corrupção para esconder as suas mazelas, gente acostumada a comprar a imprensa para silenciá-la.
Esse tipo de gente que se elege com a mais descarada compra de votos, se sente ameaçada por quem como você luta por justiça, defende a democracia e fiscaliza o uso do dinheiro público.
Companheiro a ameaça que lhe fazem é inútil. A semente da democracia plena, da imprensa livre já foi lançada e já criou raízes.
Não vão te calar! Não vão nos calar!
José Ivandro.
Alagoas 8º BPM detém homem suspeito de provocar acidente que matou policial militar em Maceió
Alagoas 200 intercambistas de Alagoas iniciam imersão cultural na Inglaterra
Alagoas PM apreende 10 armas de fogo, resgata animais e flagra abate clandestino no interior de AL
Alagoas Polícia Militar apreende armas, drogas e prende suspeito em Arapiraca
Alagoas Foragido da Justiça é preso pela PM na rodoviária de Arapiraca
Bahia SEC capacita 210 profissionais para coordenar aplicação das provas do Sabe 2026 Mín. 21° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 37°
Tempo limpo