O acordo surgiu diante a necessidade de votar o orçamento ainda nestasemana, já que na próxima havia o temor de não haver quórum devido às festasnatalinas. Por solicitação do deputado federal Jorge Solla (PT-BA), a bancadado PT havia apresentado um pedido de destaque para votação nominal de cada umdos vetos ao projeto, na tentativa de derrubá-lo. Este procedimento prolongariaa sessão por mais algumas horas e acabaria impedido a votação do Orçamentonesta quinta. Acordou-se, então, pela derrubada de parte dos vetos ao projetodos agentes de saúde em troca da retirada da obstrução da bancada do PT.
“Consultamos a categoria, que concordou com a proposta, e encaminhamosno sentido de viabilizar o acordo. Foi bom porque tivemos o reconhecimentolegal de uma gratificação que já é paga pela maioria dos municípios, masinfelizmente este acordo não garantiu pontos importantes que aprovamos, como oda garantia de recursos para a qualificação profissional dos agentes – algo queera muito importante para os agentes e para a melhoria do SUS. Caiu também agarantia prioridade aos agentes de saúde ao Minha Casa, Minha Vida, importanteporque é importante o agente morar próximo, fazer parte da comunidade queacompanha”, destacou o petista.
No acordo que garantiu a derrubada dos vetos da insalubridade dosagentes de saúde também foram incluídas as derrubadas dos vetos de itens deoutros projetos de lei que previam a criação de agência de incentivo a micro epequena empresa, e a renegociação das dívidas das cooperativas da agriculturafamiliar.