Geral Comarcas

Comarcas vão ser desativadas pelo Tribunal de Justiça. Veja se a sua cidade é uma delas.

Comarcas vão ser desativadas pelo Tribunal de Justiça. Veja se a sua cidade é uma delas.

06/07/2017 07h55 Atualizada há 9 anos atrás
Por:
Reunidos em sessão plenária realizada na manhãdesta quarta-feira (5), os desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahiadecidiram pela aprovação da Resolução para desativação de varas e comarcas deentrância inicial.

A medida está alinhada ao que dispõe a Resoluçãonº 184/2013, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece, em seuartigo 9°, que os tribunais devem adotar providências necessárias paraextinção, transformação ou transferência das unidades judiciárias ou comarcascom distribuição processual inferior a 50% da média de casos novos pormagistrado do respectivo Tribunal, no último triênio.
Também são observados critérios e questões técnicascomo a arrecadação judicial e a despesa da comarca, bem como a distância entresas comarcas que recepcionarão o acervo processual e o número de servidores dacomarca desativada.

Foi aprovada a desativação das comarcas da coluna à esquerda (na coluna dadireita, a comarca que irá recepcionar os processos da comarca desativada).
Acajutiba 
Esplanada
Alcobaça
Prado
Angical 
Barreiras
Brejões 
Amargosa
Brotas de Macaúbas 
Oliveira dos Brejinhos
Itagimirim 
Eunápolis
Itiruçu 
Jaguaquara
Maraú 
Itacaré
Palmeiras
Iraquara
Presidente Dutra 
Irecê
São Gabriel 
Central
Serra Preta
Ipirá

Também foram selecionadas para desativação as comarcas que já eram agregadas,na coluna da esquerda (comarcas da direita irão recepcionar os processos dacomarca desativada):
Abaré 
Chorrochó
Aurelino Leal
Ubaitaba
Baixa Grande
Ipirá
Boa Nova
Poções
Boquira
Macaúbas
Conceição da Feira
São Gonçalo dos Campos
Ibicuí
Iguaí
Ibirapitanga
Ubatã
Itapebi
Itagimirim
Itapitanga 
Coaraci
Jaguaripe 
Nazaré
Jiquiriçá 
Mutuípe
Milagres 
Amargosa
Mucugê 
Andaraí
Nova Canaã 
Iguaí
Nova Fátima
Capela do Alto Alegre
Paratinga
Bom Jesus da Lapa
Pau Brasil
Camacã
Rio de Contas
Livramento de Nossa Senhora
Santa Luzia
Camacã
Wanderley
Cotegipe

As comarcas de Camamu, Castro Alves, Inhambupe, Itajuípe, Olindina, Pojuca eUruçuca, que possuíam duas varas - crime e cível - passam a ter vara única, passandopara jurisdição plena.

As comarcas desativadas poderãovoltar a funcionar, ou seja, ser ativadas a qualquer tempo também por resoluçãodo Tribunal Pleno.

Moções - Ao final da sessão, a decanado Tribunal de Justiça, desembargadora Sílvia Zarif, apresentou moção deaplausos pela passagem do 194º ano da Independência do Brasil na Bahia,ocorrida a 2 de julho de 1823.

Também parabenizou o desembargadorSalomão Resedá pela iniciativa de “promover, tenho certeza, um dia único einesquecível para 100 crianças e adolescentes de instituições de acolhimento deSalvador, ao levá-las para um passeio no metrô, na última quinta-feira, 29 dejunho”.

As moções foram aprovadas porunanimidade pelo Tribunal Pleno.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários