Com os escândalos recentes daOperação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal, a carne do frango estátendo um lugar de honra na mesa dos brasileiros. A nutricionista CláudiaOliveira diz que apesar da carne branca ser essencial, é preciso ter cuidadocom a procedência da carne consumida.
“O Frango de granja é criadopropriamente para o abate e consumo, seu tempo de crescimento é mais rápido,pois em sua dieta inclui diversos tipos de hormônios, o que modifica bastante osabor da carne e compromete as condições nutricionais do alimento”, disseCláudia
“Já a galinha Caipira, carne bastanteapreciada pelo homem da roça, possui um valor nutricional agregado devido aqualidade do alimento consumido pelo animal, o qual é criado em ambiente abertoe consome em sua maioria alimentos de origem vegetal e livre de pigmentação(que é usada na ração para dar uma cor mais amarela à gema) ”, disse Cláudia,ressaltando que para quem vive na Cidade, longe de toda calmaria da vidacampestre, consumir uma galinha com sabor e rica em proteína é bem difícil.
Pensando nisso, o agrônomo PauloAndré decidiu iniciar a produção de galinha caipira em maior escala. Semutilizar nenhum tipo de agrotóxico na alimentação ou no solo, e nenhum tipo dehormônio nas galinhas, Paulo vem se destacando no mercado por oferecer saúde emforma de alimento. No sítio onde fica a Agroindustrial Vale do Sino, a galinhavive de forma natural, com alimentação e condições de vida semelhante ao vividoem propriedades rurais.
“Nossas galinhas são criadas livresno campo, com espaço para correr e se alimentarem de pasto, além de frutas everduras produzidas no próprio sítio. Criamos galinhas felizes, nos preocupamoscom o bem estar animal e com sua harmonia na natureza”, ressalta o agrônomo,satisfeito com o trabalho desempenhado.
Ainda falando em alimentaçãoorgânica, a nutricionista explica que a carne do frango e da galinha caipiratem sabor e propriedades nutricionais bem diferenciados. “A carne da galinhacaipira é muito saborosa e com coloração mais escura que a do frango degranja”, destaca Cristiana e explica que essa coloração e sabor se dá porque amusculatura tem maior teor de mioglobina, proteína conjugada necessária para aave andar e ciscar o dia inteiro.
Cláudia também diz que a carne dagalinha caipira além de ser rica em proteínas é, também, fonte importante deenergia e de outros nutrientes como vitaminas, minerais e lipídios. “A galinhatem uma carne bastante rica em ferro e nas vitaminas do complexo B, em especialniacina (músculo escuro) e riboflavina (músculo claro)”, destacou.