Primeiro laboratório derobótica a ser instalado no interior e no sertão da Bahia, o Núcleo de Robóticade Canudos forma sua primeira turma no curso de iniciação à robótica livre. Acerimônia de formatura aconteceu na manhã desta quinta-feira (22), no CampusAvançado da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com a presença dogovernador Rui Costa, da senadora Lídice da Mata, autoridades e políticos daregião.
O chefe de gabinete daSecretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Rodrigo Hita, querepresentou o secretário José Vivaldo Mendonça, acompanhou a entrega doscertificados para cerca de 30 alunos que adquiriram conhecimentos teóricos epráticos acerca das novas tecnologias, programação e a prática de robótica.
Rodrigo Hita, que representoua CT&I e levou a mensagem do secretário de luta e resistência do povo nesteato importante para o futuro do sertão baiano, ressaltou que esta formatura é oreconhecimento da democratização do acesso à tecnologia. “É o resultado doinvestimento que se concretiza em oportunidades através da inclusãosocioprodutiva e de alta tecnologia”, disse Hita, que agradeceu o empenho dodiretor do campus da Uneb/Canudos, professor Luiz Paulo Neiva.
Para um dos monitores, o jovemVinícius Melo, que trabalhou junto aos demais no laboratório, o espaço dáoportunidades para os canudenses se desenvolverem. “Estes jovens sãointeressados, e agora têm condições de crescer e de mudar a estrutura damáquina da desigualdade. Assim como mudou a minha vida e vai modificar a vidadestes jovens, quero que o Núcleo de Robótica de Canudos continue ajudando aspessoas que têm vontade de aprender”, disse.
O Núcleo
O Núcleo de Robótica deCanudos foi inaugurado no dia 5 de outubro de 2017, em comemoração aos 120 anosda Guerra de Canudos, viabilizado pela parceria entre Governo do Estado,através da Secti e da Uneb, Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações eComunicações (MCTIC) e o Instituto Campus Party. A proposta é ter um espaçopara as primeiras noções de programação e prática de robótica que fomente ainclusão sociodigital, visando o desenvolvimento econômico e social de uma regiãomarcada pela seca. A empresa baiana USE Telecom foi responsável por levarinternet em alta velocidade ao sertão da Bahia.
Foto: Camila Souza / GOVBA.