Geral CT&I

CT&I em pauta para desenvolvimento econômico e social da Bahia.

CT&I em pauta para desenvolvimento econômico e social da Bahia.

27/03/2018 07h28 Atualizada há 8 anos atrás
Por:
CT&I em pauta para desenvolvimento econômico e social da Bahia.


A sociedade e os agentes do ecossistema vão debater aEstratégia Bahia de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para odesenvolvimento econômico e social do estado. O Seminário de Revisão do MarcoLegal e da Política Estadual de CT&I, que acontece nesta quarta-feira (28),das 9h30 às 17h, no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia, vai construirum documento com desafios, metas e orientações sobre investimentos públicos eprivados para os próximos dez anos, bem como servirá de base para o MarcoLegal, seus instrumentos e outras políticas de interesse.

A Estratégia Bahia de CT&I é uma política de Estadoorganizada por eixos estruturantes e transversais e será formulada com oenvolvimento de todos os atores do ecossistema de CT&I, setor acadêmico,governamental, empresarial, setor financeiro e da sociedade civil. Alguns doseixos são a expansão do ecossistema de CT&I, a pesquisa cientifica em áreasessenciais para as políticas públicas, o apoio à inovação nos Institutos deCiência e Tecnologia, ampliação do financiamento em CT&I, a formação de recursoshumanos e a promoção da inovação tecnológica nas empresas.

O secretário da pasta de CT&I, José Vivaldo Mendonça,que coordena o primeiro painel, destaca a CT&I como força motrizfundamental para o desenvolvimento da produção de bens e serviços, para amelhoria da qualidade de vida e para a ampliação da cidadania. “O resultadodesses debates é o estabelecimento de uma estratégia estadual de ciência,tecnologia e inovação, pautada na atualização do Marco Legal e noreconhecimento do novo contexto desse ecossistema, sobretudo com a ampliação do centro de pesquisa e deiniciativas dos núcleos de inovação tecnológica na capital e no interior”.

O evento, organizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologiae Inovação (Secti), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia(Fapesb) e pela Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tec. e Serviço Públicoda ALBA, presidida pela deputada Fabíola Mansur, tem a expectativa de reunirrepresentantes de todos os segmentos do ecossistema, como empresários,acadêmicos, estudantes, técnicos, parlamentares, gestores públicos e setorfinanceiro.

Os Painéis

O primeiro painel ‘Novos Paradigmas de CT&I’, a serrealizado às 10h, participam Ruben Delgado, Presidente da Softex, RafaelLucchesi, diretor-geral do Senai-DN, Jailson Bittencourt, presidente daAcademia de Ciência das Bahia, Iomani Engelmann, vice-presidente de negócios daAssociação Catarinense de Tecnologia, Jorge Almeida Guimarães,diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial(Embrapii), Alberto Duarte Vilarinhos, chefe geral da Embrapa Mandioca eFruticultura.

Coordenado pela deputada Fabíola Mansur, o Painel II trazEvandro Mazo, superintendente do IEl – FIEB, Domingos Leonelli Neto, presidentedo conselho diretor do Instituto Pensar, Alonso Oliveira Neto, diretor doSindicato das Empresas de Internet da Bahia (SEINESBA) e Grinaldo Oliveira,coordenador geral de infraestrutura em TI da Secti, Lázaro Cunha, presidente daFapesb, e Aristeu Vieira da Silva, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação daUniversidade Estadual de Feira de Santana (UESF).

O terceiro e último painel, ‘O Marco Legal de CT&I’, queacontecerá às 15h30min, sob a coordenação do Assessor de Planejamento e Gestãoda Secti, Edson Valadares, debatem Gesil Sampaio Amarante da FORTEC, TâniaMaria Diederichs da UFBA, e Paulo Moreno carvalho, procurador geral do Estadoda Bahia.

SERVIÇO

Evento: Seminário de revisão do Marco Legal e da PolíticaEstadual de CT&I.

Quando: Quarta-feira, dia 28, a partir das 9h30.

Onde: Auditório Jornalista Jorge Calmon, na AssembleiaLegislativa da Bahia (ALBA).
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários